Adultos com diagnóstico de diabetes do tipo 2, excesso de peso e que ainda não utilizem insulina são foco de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), sob gestão da Ebserh. O projeto “Efeitos da suplementação de ômega-3 sobre parâmetros antropométricos, fisiológicos, bioquímicos e moleculares em pacientes com síndrome metabólica” tem como objetivo analisar os efeitos do óleo de peixe, rico em ômega 3, na melhora do diabetes.

Os pacientes selecionados vão ter avaliação nutricional completa (exames bioquímicos, antropometria, composição corporal, consumo alimentar), além de testes de aptidão física. Também passam a receber orientações nutricionais individualizadas após o projeto, sendo acolhidos pelo ambulatório de Nutrição do HU-UFJF. Interessados em participar do projeto, que colhe dados para pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF, ou que conheçam alguém com o perfil indicado, podem entrar em contato via Formulário On-line, pelos números de whatsApp (32) 99905-9005 (Marina) e (31) 99109-1666 (Mário) ou pelo e-mail marioflaviolima@gmail.com.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes. O diabetes tipo 2 é resultado de uma resistência das células a insulina, sendo responsável por 90% de todos os casos. Trata-se de uma doença diretamente relacionada a fatores de risco, como a obesidade, inatividade física e má alimentação, exemplificada no consumo excessivo de calorias e alimentos processados. Nesse contexto, alimentos benéficos para a saúde têm ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas como estratégias para prevenção e tratamento do diabetes do tipo 2.