A Universidade Federal de Juiz de Fora está com seleção de alunos aberta para o curso de Especialização em Educação Física: Cultura Corporal, Linguagens e Práticas Pedagógicas, na modalidade semipresencial. São ofertadas 30 vagas, destinadas a professores da educação básica que atuam na educação física. Os encontros presenciais serão realizados semanalmente na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), às terças-feiras, no período noturno, e as aulas, na modalidade a distância, serão oferecidas por meio da Plataforma Moodle, com apoio do Centro de Educação a Distância (Cead).

Segundo a coordenadora da especialização, Lídia Zacarias, o curso pretende discutir e abordar o ensino da educação física nas diversas etapas da educação básica, compreendendo-a como componente curricular obrigatório. “A especialização tem como eixo norteador as questões que emergem da atuação do professor de educação física nas escolas, públicas ou particulares, de Juiz de Fora e região.” 

A opção pelo curso semipresencial leva em consideração a realidade profissional de muitos professores, que comumente dispõem de tempo restrito para sua atualização, além das dificuldades inerentes ao exercício da docência: trabalho em diferentes redes de ensino, distância dos locais de trabalho, formação e recursos financeiros.

De acordo com a professora Ayra Lovisi, o diferencial dessa proposta é a compreensão da educação física como integrante da área das linguagens, tendo a cultura corporal como seu objeto de estudo. “As práticas corporais são como textos da cultura dos grupos sociais que compõem o cotidiano escolar, e a Educação Física, na escola, atua com uma dimensão da cultura denominada cultura corporal, objeto de sua investigação”, explica.

“Apesar de esta compreensão constar em documentos da área, e tornar-se explícita na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a inclusão de tais temáticas na formação inicial e continuada é incipiente. Desse modo, o professor de educação física terá em sua formação continuada, a possibilidade de contribuir com o processo de transformação e aprimoramento das práticas pedagógicas na área, considerando esses dois conceitos fundamentais: linguagens e cultura corporal.”

O candidato aprovado deve cumprir aos seguintes requisitos: ter acesso à internet com capacidade suficiente para visualizar, baixar e transmitir os materiais do curso; ter conhecimento de informática, necessário para a realização das atividades propostas; ter disponibilidade semanal para cumprimento de todas as atividades realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); ter disponibilidade de tempo e recurso financeiros para comparecer aos encontros presenciais realizados na Faefid, de acordo com o cronograma da especialização.

Inscrições
As inscrições acontecem  até as 16h do dia 20 de setembro, e devem ser feitas via Formulário de Inscrição no site do Cead/UFJF, seção Editais. O processo seletivo conta com duas fases: análise de proposta de estudo e posterior entrevista.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas somente através do e-mail da coordenação do curso: zacarias.lidia@ufjf.br

Edital

Inscrições