O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou o Questionário do Estudante, por meio do sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O documento pode ser preenchido até 26 de novembro pelos alunos concluintes inscritos para o exame.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participam das avaliações os estudantes dos cursos de Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Jornalismo); Direito; Psicologia; Serviço Social e Turismo. A inscrição dos alunos já foi feita pelos coordenadores de curso e, em caso de dúvidas, eles deverão ser procurados.

Faça o questionário.

De acordo com o portal do Inep, a ferramenta é utilizada para compor o perfil dos participantes do Enade, além de ser uma oportunidade para que o aluno avalie aspectos do curso e da sua formação. As respostas permitem que o Instituto conheça melhor as condições de oferta das graduações e da qualidade da educação superior no Brasil, já que informações que servem para subsidiar políticas públicas educacionais.

O questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. Caso o aluno perceba alguma dessas situações, configurando tentativa de manipulação do preenchimento do questionário, é importante que entre em contato com o Inep, relatando o ocorrido por meio do ‘Fale Conosco’.

A prova do Enade 2022 será aplicada no dia 27 de novembro para estudantes concluintes de 26 cursos vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Atendimento especializado

O participante que precisa de atendimento especializado e tratamento pelo nome social no dia do exame também já pode fazer a solicitação dos atendimentos no Sistema Enade. O procedimento deve ser realizado até o dia 8 de setembro, com envio da documentação comprobatória.

O Inep oferece atendimento para os participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, além de gestante, lactante, idoso e pessoa com outra condição específica.

Outras informações: Portal Inep