O segundo módulo do Ciclo Internacional de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFJF contará com a presença do pesquisador do Centro de Investigación Cooperativa en Biomateriales (CIC) da Espanha, Sergio Enrique Moya. Com a temática ‘Biological fate of engineered nanomaterials: tracing aggregation/degradation and nanomaterial dose in vitro and in vivo’, a palestra acontecerá no auditório III do Centro de Ciências, no dia 2 de setembro, às 9h.
O evento gratuito será presencial e, devido à capacidade do auditório, é necessário se inscrever previamente por meio deste formulário eletrônico. “Assim como foram esgotadas as inscrições no módulo I do Ciclo Internacional de Palestras do PPGCF, esperamos receber o número máximo que é de 100 pessoas.” Será emitido certificado de participação pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
De acordo com o organizador, o professor da Faculdade de Farmácia (FF) Frederico Pittella, o tema da palestra envolve o monitoramento de materiais nanoestruturados em células e em organismos (in vitro e in vivo). “O que acontece com alguns nanomateriais quando entram em contato com as células e com o corpo? Como podemos monitorar o destino deles? O professor Sergio Moya tem realizado estudos nessa área e vem apresentar os principais conceitos e resultados de suas pesquisas”, aponta.
Pesquisa promissora
Segundo Pittella, ainda há muito a ser estudado e desenvolvido na área da nanotecnologia aplicada aos medicamentos. “Basicamente, para sua aplicação, precisamos desenvolver nanocarreadores de fármacos, que são sistemas de entrega (como se fossem pequenas cápsulas contendo o fármaco no interior), que viajam no organismo até chegar ao tecido doente, liberando o ativo apenas naquele local”, informa. O pesquisador espanhol irá falar sobre os materiais disponíveis hoje para preparar essas nanocápsulas e como elas interagem com o organismo.
“Ainda são poucos os medicamentos nanoestruturados que já estão autorizados pelas agências sanitárias a serem comercializados. Veremos cada vez mais esses tipos de medicamentos no mercado, à medida que novos nanomateriais forem sintetizados ou descobertos. Por isso é uma temática super importante e atual”, menciona o docente do PPGCF.
Durante sua vinda à UFJF, Moya também irá visitar laboratórios de pesquisa da Faculdade de Farmácia para alinhar parcerias com docentes e discentes do programa. A identificação de linhas de interesse entre pesquisadores permitirá a abertura de novas colaborações, abrindo possibilidades de envio de amostras para testes ou até mesmo o intercâmbio de estudantes. Uma doutoranda já foi recebida pelo professor Moya no CIC, na Espanha.
Sobre o Ciclo Internacional de Palestras
O objetivo do ciclo é dar oportunidade à comunidade de ter contato com pesquisas de fronteira do conhecimento na área das Ciências Farmacêuticas. “Como as palestras estão acontecendo em língua estrangeira, visamos também a internacionalização. Além desses, iremos realizar mais dois módulos ainda neste ano, que serão anunciados posteriormente. Os alunos de pós-graduação têm enxergado como oportunidade, e por isso têm contribuído tanto na organização quanto na participação durante os encontros”, afirma Frederico Pittella.
Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU
A UFJF também tem contribuído para o alcance das metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa citada nesta matéria está alinhada ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).
Confira a lista completa no site da ONU.