No ano em que o Grito do Ipiranga – episódio histórico que marcou a separação entre Brasil e Portugal – completa 200 anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma das organizadoras do congresso nacional “Independências do Brasil”, realizado por meio de uma parceria entre a Associação Nacional de História (Anpuh), a Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e o Portal do Bicentenário, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento acontece, de forma virtual, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. As inscrições para ouvinte são gratuitas e podem ser feitas on-line até esta sexta-feira, 26.

“Para além de um evento comemorativo, espera-se que seja uma espaço de reflexão sobre a nação brasileira na sua diversidade, sobretudo, tendo em conta o atual contexto político. Além de um diálogo entre o presente e o passado, o evento também tem olhar para o futuro, procurando refletir sobre o país que queremos ser”, resume o pesquisador e professor da UFJF Alexandre Mansur Barata. Ele e a pesquisadora e professora Hebe Mattos, também vinculada ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em História da UFJF, estão presentes na programação do evento – nas mesas-redondas “As Independências hoje: questões para debate” e “Combates pelo Passado: Independências do Brasil”, respectivamente, este último já disponível on-line.

Ao todo, serão quatro conferências, além de sessões de apresentação de pesquisa divididas entre 15 simpósios temáticos e seis mesas-redondas. Segundo os organizadores, o congresso é uma oportunidade para dar espaços a vozes e leituras variadas, abordando centralidades e testemunhos por vezes ignorados pela historiografia, como de pessoas negras, indígenas, mulheres, estrangeiras, entre outros.

De acordo com Alexandre Barata, o suporte da UFJF é fundamental para a organização de um evento dessa magnitude. “Esse apoio marca o compromisso da nossa comunidade acadêmica (pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação) com a defesa da divulgação e da produção científica de qualidade.” A programação completa está disponível no site oficial do congresso. 

Outras informações:
Congresso Independências do Brasil
Inscrições abertas até dia 26/08