A Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV) promove, no dia 30 de agosto, a cerimônia de colação de grau para formandos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Serão dois horários: às 10h, para os concluintes em Direito, e às 11h30 para os formandos em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. As cerimônias serão realizadas no auditório da Unipac.

Os convites para as cerimônias serão entregues nos dias 26 e 29 de agosto, das 8h às 17h, no Setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV, localizado no segundo andar da sede administrativa. O responsável deverá apresentar documento de identificação e assinar o recebimento. Caso o formando precise de um representante para recolher os convites, deve enviar e-mail para comunicacao.gv@ufjf.br com seus dados próprios e os dados de quem buscará o convite.

Cada formando receberá três convites, que deverão ser apresentados por seus convidados na porta do auditório onde acontece a cerimônia, sendo que o estudante que irá colar grau não necessita de convite para o evento. Crianças com 4 anos de idade ou mais devem apresentar convite para a colação de grau.

Juramentistas e Orador

Os juramentos serão feitos por um formando de cada uma das áreas. A escolha dos juramentistas será feita pela turma, e deverão ser encaminhados o nome e e-mail do juramentista para o setor de Comunicação, Cultura e Eventos, através do e-mail: comunicacao.gv@ufjf.br até quinta-feira, 25 de agosto. Encaminharemos o juramento e as orientações ao juramentista via e-mail.

O orador, por sua vez, será um formando de cada uma das sessões – um do curso de Direito e um representando os formandos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. O orador de cada sessão também deverá ser definido pelos estudantes. Da mesma forma, os nomes devem ser enviados para o setor de Comunicação – comunicacao.gv@ufjf.br – até quinta-feira, 25 de agosto. Caso haja mais de um interessado, será feito sorteio entre os indicados. Encaminharemos as orientações ao orador via e-mail.

Orientações

Não é necessário solicitar o nada consta à Biblioteca, porém o formando não deve ter pendências (livros emprestados e multas abertas). Caso o estudante tenha resolvido alguma pendência na semana anterior, sugerimos levar o nada consta no momento da colação. Todos os materiais emprestados devem ser devolvidos. Para devolução de obras do campus avançado, o aluno deverá se dirigir até a Biblioteca Centro UFJF-GV (anexo Pitágoras) durante o horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O formando pode consultar a existência de multas no balcão de atendimento e/ou acessar o Siga 3, ícone “Biblioteca”. Clicar em “Meu Pergamum”, em “Empréstimos” e depois em “Débitos”. Caso existam pendências, clicar no ícone para emissão de GRU.

Pagar a GRU emitida e enviar o comprovante de pagamento e a GRU para o e-mail multas.gv@ufjf.br. Obrigatório o envio dos dois arquivos citados. A GRU encaminhada por e-mail deve ser a mesma paga, ou seja, o código de barra deve ser o mesmo tanto na GRU, quanto no comprovante de pagamento. Para o pagamento de multas relativas aos escaninhos (armários) solicite a GRU via e-mail: multas.gv@ufjf.br.

Além disso, para participar da cerimônia, o formando deve assinar o Termo de Colação de Grau no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), sendo possível acessá-lo através do próprio celular, conforme o passo a passo elaborado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) e disponível aqui.  O documento estará disponível para assinatura 30 minutos antes do início da cerimônia.

Em 2022 a UFJF entra no rol das instituições de ensino superior que passarão a expedir seus diplomas de graduação no formato digital, o qual foi instituído pelo MEC em 2018. Os formandos receberão seus diplomas no prazo de até 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 60, se necessário, conforme prevê a atual legislação.