.Medida vale para todos os ambientes, exceto para aqueles relacionados à áreas de saúde, como hospital, farmácia e clínicas odontológicas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF sobre o Covid-19 decidiu, nesta quarta, 17, pela flexibilização do uso de máscaras nos espaços físicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A medida foi aprovada após a divulgação da portaria municipal que torna menos rígida a utilização das proteções faciais em Juiz de Fora. A Portaria/SEI 1266, assinada pela vice-reitora Girlene Alves da Silva, estabelece o uso facultativo das máscaras nos ambientes acadêmicos e administrativos da instituição, com exceção daqueles relacionados à saúde.

O médico infectologista do Hospital Universitário (HU/UFJF/Ebserh), Rodrigo Daniel de Souza, ressalta que foram usados critérios próprios da Universidade, baseados nas orientações do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos – referência sobre a conduta em caso de doenças infecciosas no mundo – e aprovados pelo Conselho Superior (Consu).

“Esses critérios são baseados nos números de novos casos de Covid-19 na cidade e no quantitativo de internações da última semana no município. Já nas últimas semanas tínhamos critérios para flexibilizar o uso de máscaras nos espaços da UFJF, mas como havia uma portaria municipal que obrigava o uso em determinados espaços, respeitamos a decisão e mantivemos a utilização nas dependências da Universidade”, enfatiza o infectologista.

A partir da decisão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a UFJF entendeu que a utilização de máscaras pode ser facultativa na maior parte dos espaços da Instituição. “A utilização de máscaras continua obrigatória para estudantes, servidores e usuários em espaços de assistência à saúde, como, por exemplo, no HU, nas clínicas odontológicas e na Farmácia Universitária.”

O integrante do Comitê ainda faz orientações para quando é necessária a utilização das máscaras. “Para as pessoas que frequentam o campus, caso apresentem sintomas respiratórios, é preciso tomar alguns cuidados. Em caso de confirmação de Covid-19, devem ser afastadas imediatamente para conter o avanço da doença. Já para pessoas com sintomas, como tosse, coriza, febre e outros, há a recomendação da utilização das máscaras para evitar o contágio de outros vírus respiratórios que podem causar infecções e espalhá-los para a comunidade.”

Apesar da flexibilização do uso de máscaras nas dependências da UFJF, o Comitê de Monitoramento continua aplicando os critérios de avaliação para observar o cenário epidemiológico da cidade e tomar as medidas necessárias, caso haja alguma modificação considerável em relação à proliferação da doença no município.

 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF