Realizado pela Liga Acadêmica de Microbiologia (Lamic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o I Congresso de Infecções Relacionadas à Saúde acontece entre os dias 18 e 19 de agosto no Anfiteatro A do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O objetivo do evento é estimular a reflexão sobre a temática, discutir abordagens e medidas de prevenção, controles das chamadas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras), políticas de vigilância e pesquisas atuais.

O evento contará com seis palestras e mesas de apresentação de trabalhos e é aberto a toda a comunidade acadêmica, principalmente aos alunos cursos da área de saúde e aos profissionais recém-formados que queiram se qualificar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até quinta-feira, 18.

Professora do ICB e uma das responsáveis pela organização do Congresso e também pela Lamic, Vanessa Cordeiro Dias, explica que o Congresso surge da necessidade de compartilhar conhecimento a respeito das Iras. “Vamos discutir quais são os micro-organismos envolvidos, qual a epidemiologia, o que acontece com o paciente infectado, como funcionam os serviços de controle de infecção hospitalar. Tudo relacionado às infecções que incidem em clínicas e hospitais.”

Incidência das Iras no Brasil excedem níveis aceitáveis pela OMS

Professores orientadores da Liga atuando em laboratório do ICB

Coordenadora da Lamic e professora do ICB, Vânia Lúcia da Silva explica que as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde podem se manifestar durante a hospitalização ou mesmo após a alta, em decorrência de atendimento ambulatorial, em clínicas e consultórios ou mesmo em atendimentos odontológicos. As infecções estão relacionadas com preparo, uso e postura profissional e envolve setores da saúde pouco discutidos e essenciais na cadeia de transmissão de doenças, como setores de preparo, esterilização, desinfecção de artigos e instrumental médico-odontológico, além de serviços de higiene e limpeza.

Vânia explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima níveis aceitáveis em torno de 2% dessas infecções, uma vez que microrganismos são onipresentes e sua eliminação ambiental é praticamente impossível. Porém, a professora alerta que os índices de incidência das Iras no Brasil podem exceder 10%, o que torna a discussão em torno do tema fundamental para que os profissionais de saúde saibam lidar, reconhecer e enfrentar essas doenças.

“A ocorrência de Iras tem grande impacto econômico e social e é considerada um problema importante de saúde pública, principalmente quando se leva em conta a crescente resistência microbiana às drogas, o que dificulta o tratamento e contribui para a gravidade das doenças. Muitos desses eventos são passíveis de prevenção na prática profissional e ações educativas são essenciais para a comunidade de trabalhadores da saúde, prestadores de serviços relacionados e estudantes, preparando-os para o futuro”, ressalta Vânia.

O evento contará com a participação de profissionais da saúde, professores e pesquisadores com grande experiência nos temas relacionados às Iras vinculados à UFJF, à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e outras instituições, bem como por orientadores da Liga Acadêmica de Microbiologia. A Lamic é formada por acadêmicos de diversas áreas da Saúde da UFJF e tem como orientadores, além de Vanessa e Vânia, a professora Alessandra Machado e os professores Aripuanã Watanabe e Cláudio Galuppo Diniz, todos docentes do ICB.