A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital para o processo seletivo de cursos gratuitos de graduação a distância, que são ofertados com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead). São oferecidas 287 vagas, distribuídas entre cinco cursos de Licenciatura: Computação, Educação Física, Física, Matemática e Química. As inscrições vão de 19 a 25 de agosto. Na modalidade licenciatura, o aluno formado fica habilitado a dar aulas.

Os cursos são distribuídos em 16 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), todos em Minas Gerais, situados nas cidades de Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Timóteo e Ubá. O número de vagas para cada área varia conforme o polo.

O processo seletivo será realizado por meio de prova de redação sobre temas Contemporâneos da Educação, com valor de 100 pontos. As provas serão realizadas de forma presencial em Juiz de Fora, Governador Valadares, Lagoa Santa, Boa Esperança, Andrelândia e Durandé, no dia 4 de setembro, das 14h às 17h.

O candidato deve ficar atento ao local de prova, que será determinado de acordo com a proximidade do polo escolhido na inscrição. A aplicação da prova na cidade de Juiz de Fora será realizada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, em local a ser divulgado no comprovante de inscrição.

Inscrições

As inscrições serão abertas às 9h do dia 19 de agosto e seguem até às 18h do dia 25 de agosto, impreterivelmente, somente on-line no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Após a inscrição, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$150 e efetuar o pagamento até o dia 25 de agosto de 2022, respeitando os horários de compensação bancária, exclusivamente no Banco do Brasil, sob pena de a inscrição não ser confirmada.

No requerimento de inscrição o candidato deverá optar pelo curso, grupo de acesso (das cotas ou ampla concorrência) e pela cidade do polo de apoio presencial. O comprovante de inscrição deve ser impresso pelo candidato a partir das 16h do dia 1º de setembro, na Área do Candidato, no site da Copese.

Pedidos de isenção

A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line, entre os dias 19 de agosto até as 16h do dia 21 de agosto, na área do candidato no site da Copese.

Resultado da seleção

O resultado final do processo seletivo será  divulgado a partir das 15h do dia 13 de setembro, sempre no endereço eletrônico www.ufjf.br/copese.

Edital completo

Outras informações

(32) 2102-3738/2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos da UFJF.