Aula do curso de Música reúne diversas habilidades (Foto: Carolina de Paula)

O que faz um musicista? Quais são as diferenças entre os cursos de licenciatura e bacharelado em Música? Como me preparar para prestar os exames para essas graduações? Como vou trabalhar após formado? Essas são algumas das dúvidas que passam pela cabeça dos estudantes antes de se inscrever para os cursos de Música.

No caso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são oferecidos os cursos de bacharelado e licenciatura em Música que, juntos, somam 15 habilitações. Além disso, os interessados podem concorrer às vagas – tanto para o bacharelado quanto para a licenciatura – por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular de Música. 

Licenciatura em Música

Alunos da licenciatura também possuem formação pedagógica para atuarem como professores (Foto: Carolina de Paula)

O curso de Licenciatura em Música apresenta como principal objetivo a formação de educadores musicais, ou seja, professores para atuação na Educação Básica, além de proporcionar ao estudante um enorme contato com disciplinas que ampliam o seu campo de atuação. De acordo com o coordenador do curso de Licenciatura, Fernando Vago, a graduação oferece oito habilitações: Educação musical escolar, Canto, Cravo, Flauta, Piano, Violão, Violino e Violoncelo. 

“O discente do curso de licenciatura em Música recebe uma formação abrangente em competências e habilidades específicas do campo musical, que viabilizam sua atuação profissional em diversos setores do mundo do trabalho que empregam o profissional da área de música”, salienta.

Além disso, o professor destaca que o estudante recebe uma formação pedagógica com visão crítica do contexto social, bem como todo o treinamento necessário para atuar nos diferentes contextos de ensino-aprendizagem musical. 

“No caso específico da UFJF, é possível que essa formação seja focada tanto na capacitação para atuar no ensino básico quanto na formação em escolas vocacionais, como os conservatórios estaduais. Dessa forma, o licenciado em Música fica habilitado a atuar como músico e como educador musical em diferentes universos, o que torna o curso atraente para diversos públicos interessados nessa formação”, explica o coordenador.

Bacharelado em Música

O curso de bacharelado em Música oferece sete habilitações: Canto, Composição, Flauta, Piano, Violão, Violino e Violoncelo. A graduação tem por objetivo formar músicos qualificados em termos de conhecimentos teóricos, interpretativos e artístico-culturais, para que atuem em espaços culturais e emergentes, na busca de contribuir com o cenário artístico da sociedade em diversas vertentes.

No curso de bacharelado, são exploradas as habilidades dos instrumentistas e de canto para que possam atuar na cena artística (Foto: Carolina de Paula)

Segundo a coordenadora do bacharelado, Luana Oliveira, o ponto mais atrativo dos cursos consiste na possibilidade de uma formação musical focada no desenvolvimento de habilidades e competências direcionadas à atuação como instrumentista, cantor ou compositor nos diferentes espaços do mundo do trabalho que podem ser ocupados pelo profissional da área de Música. 

“Uma vez que o curso não apresenta a carga horária específica de formação pedagógica que há na licenciatura, o discente pode se dedicar com mais profundidade à formação das suas aptidões técnico-interpretativas, seja na área de performance ou composição musical”, destaca Luana. “O instrumentista pode atuar como solista, camerista, em grupos musicais tais como orquestras, bandas sinfônicas e atividades autônomas desempenhadas pelo músico. Pode atuar em gravações e, no caso do compositor, como arranjador e trabalhos em estúdio e demais atividades que envolvam música e tecnologia”, complementa a professora.

Luana ainda explica que apesar de não se tratar de uma formação com inclinação pedagógica, “é comum que os bacharéis em instrumento e canto atuem como professores em suas áreas de especialidade e os compositores podem atuar na docência de disciplinas técnicas da área de Música, tais como Teoria Musical, Harmonia, Contraponto, Forma e análise musicais, dentre outras”, finaliza.

Por mais que possuam algumas diferenças, os cursos de bacharelado e licenciatura possuem basicamente a mesma grade curricular de disciplinas teóricas e práticas musicais. “A grande diferença entre eles é que na licenciatura há um acréscimo na formação do aluno com disciplinas voltadas para sua atuação em contextos escolares, ou seja, para que possa ser professor de música na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O licenciado em música pode dar aulas tanto em escolas regulares quanto em escolas de música, como os Conservatórios”, acrescenta a coordenadora da Comissão de Processos de Ingresso que trata dos Testes de Habilidade Específica, Mayra Pereira.

E agora? Qual o próximo passo?

Para ingressar nos cursos de Música na UFJF, o candidato precisa fazer, além do Enem e/ou das provas Pism, o Teste de Habilidade Específica. A avaliação é composta por duas provas: de Teoria e Percepção Musical e de Prática Musical. 

A prova de Teoria e Percepção Musical, com conteúdo comum para bacharelado e licenciatura, é composta por 30 questões objetivas, sendo algumas possivelmente respondidas com base na audição de trechos musicais gravados. Os conteúdos abordados incluem  Elementos da notação musical, Ritmo, Melodia, Harmonia, Textura, Linguagem e estruturação musicais, Timbres e Sinais e termos de expressão.

Já nos exames de Prática Musical é avaliada a desenvoltura instrumental e técnica dos candidatos, sua expressividade e compreensão musical. Para essa fase prática, a prova seguirá o programa específico publicado no edital para cada modalidade do curso: flauta transversal, violão, violino, violoncelo, piano, canto e composição musical. A dinâmica das provas variam de acordo com as opções de bacharelado e licenciatura.

Caso o candidato ao curso de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção o curso de Licenciatura em Música será acrescentada duas peças ao repertório da prova de prática musical referente a cada habilitação. 

O candidato ao Bacharelado que não for considerado apto na prova de prática musical para o ingresso neste curso, mas for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não precisará fazer novas provas de habilidade específica, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.

No edital, há programas para ambas as provas de Habilidade Específica, e o candidato pode se preparar estudando com antecedência tanto para a parte objetiva quanto para sua performance no instrumento ou no canto.  

Vestibular de Música

Para o processo seletivo são oferecidas 35 vagas para os cursos de bacharelado e licenciatura em Música. As inscrições devem ser feitas até as 18h, de 5 de setembro e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90.  Cronogramas sobre conteúdos programáticos, datas de provas, recursos e resultados podem ser encontrados no edital.

Pism 

Para o vestibular seriado também são oferecidas 35 vagas para os cursos de bacharelado e licenciatura em Música e as inscrições, assim como a do Vestibular de Música, também devem ser realizadas até o dia 5 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150. Cronogramas sobre conteúdos programáticos, datas de provas, recursos e resultados também podem ser encontrados no edital.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial