Livro com as aventuras do palhaço Galileu pode ser adquirido nas principais plataformas de livrarias e e-commerce. (Foto: Divulgação)

“As Aventuras do Palhaço Galileu: Galileu e a fantástica máquina de levantar coisas” é o primeiro livro da série de literatura infantojuvenil que conta de forma divertida e envolvente as aventuras de um palhaço que resolve ser cientista. A obra será lançada pela editora Viseu em noite de autógrafos nesta sexta, 12 de agosto, às 19h30, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, onde será vendida a preço promocional.

A coleção é uma maneira de aproximar crianças e adolescentes do universo da ciência estimulando a imaginação. Nesta primeira aventura, Galileu descobre a fantástica máquina de levantar coisas, baseada no princípio da alavanca de Arquimedes. “Com nome pomposo, nariz de palhaço, pinta de artista, o palhaço cientista é um baita curioso que entre piruetas e malabares está sempre a querer desvendar os segredos do mundo”, é desta forma que os autores descrevem o livro.

A história, inspirada na dissertação de mestrado de Leonardo Valle, autor em parceria com o professor da UFJF, Paulo Menezes, mostra as aventuras de um palhaço que desafia as crianças com uma máquina capaz de levantar qualquer coisa, incluindo as mais pesadas do mundo. “Inicialmente, tivemos a ideia de criar uma esquete teatral que envolvesse o Galileu e algum tema de ciências. Depois de muito estudo, surgiu a aventura do Palhaço Galileu, um personagem criado pelo Leonardo antes de ele ingressar no PPGE”, conta Menezes.

Os autores Leonardo Valle e Paulo Menezes farão uma noite de autógrafos nesta sexta, 12 de agosto. (Foto: Divulgação)

Valle já tinha a ideia de explorar as possibilidades educativas do encontro entre o palhaço e as crianças. “Dai veio a ideia de apresentar a ciência como algo alegre, divertido, que aguça curiosidade, além de mostrar o conhecimento como algo acessível. A ideia é aliar a diversão e a alegria do palhaço com questões científicas, provocando um novo olhar sobre a ciência”. Dessa forma, pretendem desenvolver uma série de aventuras explorando temas científicos. A segunda aventura será: “Galileu e a luneta mágica”, e deve ser lançada ainda em 2023”, completa o autor.

Na sexta, o lançamento contará com as presenças ilustres do palhaço Jamelão e da palhaça Melancia, dois artistas circenses que durante muito tempo desenvolveram no Bairro Caiçaras o projeto Escola de Circo. Valle explica a importância da participação deles no evento, pois foram os personagens que inspiraram o livro. “O Jamelão virou um personagem, ele interage com o palhaço Galileu na nossa história. É um prazer vê-los nos prestigiando com a alegria e carisma dos dois”, completa.

O livro “As Aventuras do Palhaço Galileu: Galileu e a fantástica máquina de levantar coisas” pode ser adquirido em formato físico ou e-book, nas principais plataformas de livrarias e e-commerce.