Em 2020, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se tornou proprietária do imóvel pertencente à antiga Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), localizado no bairro Distrito Industrial, na zona norte da cidade. A propriedade, avaliada em R$ 21 bilhões, que conta com uma área de cerca de 48 mil metros quadrados, foi cedida à UFJF pela União, com o objetivo de torná-la um espaço para o desenvolvimento do Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (Cieptec).

Em primeiro plano, da esquerda para a direita: o reitor Marcus David; a prefeita Margarida Salomão; o diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos; e o pesquisador coordenador do projeto, Adilson Silva (Foto: Alexandre Dornelas)

Na manhã desta terça, 9, o reitor da UFJF, Marcus David, fez uma visita ao local acompanhado da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão. “Esse importante patrimônio que a Universidade possui na zona norte tem um potencial muito grande. Na área de inovação, por exemplo, temos o projeto Óleo no Futuro, que objetiva a produção de biocombustível. Estamos trabalhando com a Prefeitura nesse projeto e avaliando outros que procurem impactar fortemente esta região. É a Universidade procurando se aproximar das várias regiões da cidade”, declarou David.

O projeto citado pelo reitor, Óleo no Futuro, é uma iniciativa que viabiliza que óleos e gorduras residuais sejam transformados em biodiesel, ou seja, combustível renovável. A ação visa impedir a contaminação da água e do solo e a substituição do uso de combustíveis fósseis, um dos maiores responsáveis pela geração de gases poluentes à atmosfera terrestre. Tal ação é fruto de uma parceria entre a UFJF, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a empresa britânica Green Fuels e cinco associações de catadores de recicláveis da cidade.

Propriedade conta ainda com dois galpões de 14 mil metros quadrados
O reitor e a prefeita de Juiz de Fora, ao lado da vice-reitora Girlene Alves da Silva; da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; do diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos; e do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade da PJF, Ignacio Delgado, puderam conferir de perto dois grandes armazéns inseridos no terreno, bem como a miniusina que será responsável pela produção de biodiesel. Eles foram acompanhados pelo coordenador do projeto Plataforma de Biodiesel da Zona da Mota e professor do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Adilson David da Silva, que informou que, em poucas semanas, já será possível o acesso ao biodiesel produzido, o qual irá atender veículos da Prefeitura e da Universidade.

“A próxima etapa é que a empresa britânica parceira traga o técnico especialista que construiu o equipamento para, assim, darmos início à transformação do óleo de cozinha recolhido nas casas de Juiz de Fora e região pelas associações dos catadores. Trata-se da elaboração de um produto sustentável importantíssimo. Além disso, uma área como esta, do Cieptec, nos dá possibilidade para que a própria Universidade, as atividades de pesquisas e empresariais percebam que temos um espaço enorme a ser utilizado”, destaca o professor e pesquisador.

Já Ana Lívia corrobora a fala do reitor, destacando que o Cieptec significa a possibilidade de maior proximidade da UFJF com a zona norte da cidade. “No futuro, teremos ações de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade do entorno. O planejamento é trazer serviços que oferecemos no campus para cá. Especificamente sobre a usina de produção de biodiesel, trata-se de uma iniciativa muito importante, fruto de um projeto de produção de conhecimento da UFJF. Porém, gostaria de ressaltar que esta parceria entre a UFJF e a PJF possibilitará que os catadores de materiais recicláveis participem deste processo e gerem renda. Ou seja, este projeto irá possibilitar inclusão social”, finaliza a pró-reitora de Extensão. 

Registro da visita ao Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (Foto: Alexandre Dornelas)