Graças ao trabalho acurado do restaurador, foi possível a redescoberta e a conservação de obras significativas para a história da arte (Foto: Divulgação)

A Galeria de Arte do Forum da Cultura recebe, a partir desta terça-feira, 9, a mostra “Anjos Barrocos – Fotografias de Jair Afonso Inácio”, com curadoria do produtor mineiro Angelo Abreu. Com imagens obtidas em 1957 por um dos maiores restauradores do Brasil, a exposição enfoca um período anterior à restauração dos anjinhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, da Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto (MG). 

Inácio contribuiu para a preservação dos Bens Móveis e Integrados no Brasil, restaurando grande parte do acervo histórico e artístico de Minas Gerais, que estava com seu barroco descaracterizado. Adaptou as técnicas que foram aprendidas na Europa e nos Estados Unidos para as condições brasileiras, com clima específico e precariedade de materiais e equipamentos, sendo ainda responsável pela criação de um curso de restauração em Ouro Preto, formando muitos alunos que vieram a se destacar na área. 

Graças ao trabalho acurado do restaurador e seu aguçado senso de observação, foi possível a redescoberta e a conservação de obras significativas para a história da arte. Em texto sobre os anjinhos da Igreja de Santa Efigênia, Inácio ressaltou que se tratava de peças bem modeladas, principalmente em sua anatomia: “São risonhos e deixam aparecer entre os lábios semiabertos os dentes. Possuem um achatamento no queixo que lhes dá graça peculiar. Nestes anjos, há soluções que foram seguidas por Aleijadinho: o gosto pelo modelado e a maneira de tratar os cabelos. Entre eles, percebe-se um verdadeiro colóquio. Não se incomodam com o observador, só se importam com sua conversa”. 

Exposição enfoca período anterior à restauração dos anjinhos de Aleijadinho, da Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto (Foto: Divulgação)

O curador da mostra conta que conheceu o trabalho de Inácio na década de 1980, quando passou uma temporada em Ouro Preto. Algum tempo depois, teve acesso, através da família do restaurador, a cadernos, anotações e algumas de suas obras. “Quando me deparei com o material, pensei: ‘isso aqui é uma parte, uma engrenagem da história’ e estava dentro de uma caixa de madeira. Então, pedi para a esposa dele me deixar escanear as fotografias e ter acesso aos materiais para expor. Esses cadernos trazem as anotações feitas durante as suas viagens, o que precisou adaptar para o clima brasileiro, seus aprendizados”.

Abreu destaca ainda a genialidade do artista: “Ele era também pintor. Com 12 anos, já apresentou uma exposição. Um menino que não tinha estudos e falava oito línguas, autodidata. E todo o trajeto dos 51 anos de vida dele, mesmo com as dificuldades que enfrentou sendo preto, pobre e alcoólatra em uma sociedade racista e preconceituosa, foi para a arte”, pontua. “Então, estar representando Inácio com ‘Anjos Barrocos’, sobretudo no Forum da Cultura, que possui meio século de existência em uma conformação ininterrupta de arte, é um prazer imenso.

A abertura acontece nesta terça, 9, às 19h, com visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, seguindo até o próximo dia 19. A exposição é aberta ao público em geral, sendo obrigatória a utilização de máscaras. A mostra conta também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Outras informações
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Facebook: /forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 3215-3850