A atividade foi aprovada pelos participantes que destacaram a pertinência dos temas discutidos. (Foto: divulgação)

A Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde (LAPS) , em parceria com o Núcleo de Estudos e Extensão Juventude e Socioeducação (NEJUS) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizaram nos dias 1º e 2 de agosto a Oficina Becos e Saídas voltada para educadores que atuam em casas de acolhimento do município.

De acordo com a professora Maria Gabriela Parenti Bicalho, do departamento de Medicina da UFJF-GV, a oficina buscou contribuir para a capacitação dos educadores, considerando os desafios enfrentados em sua atuação profissional. Para tanto, utilizou o referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa, do psicólogo Carl Rogers.

A atividade foi aprovada pelos participantes que destacaram a pertinência dos temas discutidos. “A proposta da oficina foi de grande êxito, pois houve a explanação de temas pertinentes à realidade de um cotidiano em Serviços de Acolhimento. Foi muito bacana a dinâmica aplicada, no primeiro momento, pois promoveu ludicidade e envolvimento de todos”, explicou Rogéria Bomfim de Almeida, psicóloga que atua na Coordenadoria de Apoio de Assistência de Pessoa com Deficiência (CAAD) e Coordenadoria de Apoio de Assistência à Pessoa Idosa (CAAI) da Secretaria Municipal da Assistência Social de Governador Valadares.

A proposta permitiu ainda a troca de saberes entre estudantes organizadores do evento e os profissionais, conforme destacou a discente do curso de Nutrição da UFJF-GV, Carolyne Reduzina Queirós. “Ouvir os relatos impactantes dos profissionais nos permitiu conhecer a realidade de cada casa de acolhimento e isso contribui significativamente para a futura atuação profissional dos estudantes, com olhar mais cuidadoso em relação ao tema complexo vivido pelas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”.

Sobre o NEJUS e LAPS

O NEJUS na Acolhida é um núcleo de estudos que busca compreender a política municipal, no que tange ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A LAPS é formada por estudantes dos cursos do Instituto de Ciências da Vida e desenvolve estudos e ações fundamentados em estudos da Psicologia.