Interessados em apresentar trabalhos no “1º Colóquio Sartre e Nietzsche Além do Tempo” podem enviar propostas de comunicação por meio de formulário on-line até 21 de agosto. O evento, aberto à comunidade, acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com palestras e mesas temáticas transmitidas pelo canal Filosofia da Silva, no Youtube.

Nietzsche declara-se extemporâneo, diz que seu pensamento é de véspera, e por isso se refere aos filósofos do futuro (Imagem: Pixabay)

Com organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Existencialismo (Gepfene), vinculado ao Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a iniciativa tem como objetivo tratar da extemporaneidade dos dois filósofos, levando em consideração temas presentes em suas obras, como liberdade, ética, estética, vida e arte.  

“Nietzsche declara-se extemporâneo e diz que seu pensamento é ‘de véspera’ e que chegou ‘cedo demais’; por isso ele se refere aos ‘filósofos do futuro’. Sartre, embora não seja propriamente nietzscheano, porque a entrada do pensamento de Nietzsche na França é, de início, bem complicada, trata de temas fortes como os do filósofo alemão, por exemplo, o abandono total de crenças e subterfúgios que limitam a atuação humana: a morte de Deus, a crítica à moral, à racionalidade, à verdade. Então, propomos um diálogo fictício entre os dois filósofos para tratar de temas caros a eles”, explicam o professor de Filosofia e coordenador do Gepfene, Luciano Donizetti da Silva, e a coordenadora da linha Fenomenologia do Corpo e Corporeidade do grupo, Joana Brito de Lima Silva

Mesas de Comunicação

Sartre, assim como Nietzsche, trata de temas fortes, como o abandono das crenças e subterfúgios que limitam a atuação humana: a morte de Deus, a crítica à moral, à racionalidade, à verdade (Foto: Pixabay)

A abertura do evento acontece na quarta-feira, 31, às 18h. O encerramento, no dia seguinte, também a partir das 18h. Nos dois dias, antes das palestras, estão previstas mesas de comunicação com apresentação de trabalhos, entre 14h e 17h30. Os temas das propostas devem corresponder às duas linhas de pesquisa do Gepfene: Liberdade e Vontade e Corpo e Consciência. A realização das mesas está condicionada ao número de trabalhos aprovados.

“Esperamos ter, no mínimo, cinco apresentações de trabalhos e, no máximo, dez. As sessões são abertas ao público e serão bem-vindas contribuições de quem estiver na graduação ou pós-graduação, ou de profissionais já formados, que não estejam nas universidades, mas tenham algum vínculo com a Filosofia e as Ciências Humanas em geral e áreas afins, desde que trabalhem os temas das duas linhas que definimos para o Colóquio”, destacam. 

No edital para submissão das propostas de comunicação, é possível encontrar outros detalhes sobre as linhas de pesquisa. A programação completa do Colóquio pode ser conferida na página do evento no Instagram e no blog do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Existencialismo. A iniciativa é associada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).