A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura (PJF) lançam na próxima terça-feira, 9, mais três ações realizadas em parceria. As iniciativas contemplam as áreas do trabalho, da saúde e do meio ambiente e pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município.

Projetos preveem censo e diagnóstico da população adulta em situação de rua em Juiz de Fora, aprimoramento de políticas públicas de segurança e desenvolvimento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica na cidade (Estela Loth/UFJF)

Uma das ações, o “Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua de Juiz de Fora”, tem a coordenação da professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Viviane Souza Pereira. O objetivo é a contagem da população adulta em situação de rua na cidade  e, posteriormente, a análise qualificada dos dados encontrados com sugestões de encaminhamentos. A realização do censo e do diagnóstico atendem uma demanda antiga dos movimentos sociais da área e também das entidades de defesa de direitos humanos.

A segunda ação pretende contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de segurança, auxiliando desde a capacitação de profissionais até a estruturação da rede de enfrentamento à violência e a educação em saúde. Trata-se do “Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas”, sob a coordenação da professora da Faculdade de Medicina da UFJF, Cacilda Andrade de Sá.

O terceiro projeto a ser lançado é o “Diagnóstico científico para o subsídio ao desenvolvimento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Juiz de Fora”, sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF, Fabrício Alvim Carvalho. A iniciativa visa subsidiar a Secretaria de Sustentabilidade e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente no cumprimento dos critérios da Lei Federal 11.428/2006 e do Decreto Federal 6.660/2008, para preservação da vegetação nativa.

“Esses três projetos são muito importantes para o município. O lançamento será o momento no qual a população de Juiz de Fora terá informações de três ações que a UFJF vai executar a partir de demandas da Prefeitura. É uma oportunidade para a população de Juiz de Fora conhecer o que está sendo feito pela Universidade para fortalecer as políticas sociais que a PJF implementa”, destaca a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Ensino, pesquisa e extensão
A UFJF e a PJF mantêm um Comitê Interinstitucional, do qual participam representantes de ambas as instituições, visando a estabelecer um canal permanente de diálogo. Desse modo, ampliam-se as oportunidades para que a produção de conhecimento, feita pela Universidade, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, também chegue à população sob a forma de apoio às políticas públicas municipais.

“Ao mesmo tempo em que a UFJF responde uma demanda da Prefeitura para que sejam implementadas políticas públicas com muita qualidade e abrangência, teremos também uma dinamização do conhecimento que é produzido pela própria Universidade. Os nossos estudantes, que vão trabalhar como bolsistas nesses projetos, terão a sua formação profissional cada vez mais qualificada, porque colocamos a chamada questão social no centro da formação. Isso tem impacto imediato para o município e impacto futuro para os nossos estudantes, porque eles se formam com essa experiência de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, conclui Ana Lívia.

Cerimônia
A cerimônia de lançamento dos projetos acontece dia 9 de agosto, às 9h30, no auditório do primeiro andar, na sede da Prefeitura.

extensao@ufjf.br