A roda de Barlow é um dos 17 instrumentos científicos selecionados para a exposição (Foto: Divulgação)

A Escola de Engenharia foi uma das mais antigas instituições de ensino superior da cidade de Juiz de Fora. Antes mesmo de se tornar a faculdade que conhecemos hoje, ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), já tinha em sua proposta a produção e comercialização de instrumentos científicos destinados à indústria, ao ensino e às atividades laboratoriais. Pensando nisso, no início dos anos 50, foi fundado o Parque Tecnológico (Partec), um importante centro de produção que funcionou até meados dos anos 90, possuindo um dos acervos mais significativos do país.

Esta coleção está exposta no Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT) da UFJF, no prédio histórico do antigo Diretório Central dos Estudantes (DCE), no centro de Juiz de Fora. Para apresentar parte deste acervo de instrumentos científicos, a Faculdade de Engenharia e o MDCT firmaram parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, para a exposição “Produzindo Ciência: A Fábrica de Aparelhos da Escola de Engenharia de Juiz de Fora”, que será aberta ao público nesta sexta-feira, 5, no prédio sede do Mast.

Segundo o técnico-administrativo em Educação (TAE) do MDCT e tecnologista sênior do Mast, Paulo Noronha, o convênio entre a UFJF e o museu carioca existe oficialmente desde 2014. Foi justamente por conta dele que Noronha veio para Juiz de Fora para conduzir as atividades do MDCT. Ele ainda conta que foram selecionados 17 instrumentos científicos desenvolvidos no Partec para a mostra. Entre eles, um modelo aerodinâmico, um conjunto de tubos sonoros e a balança Tríplice Escala, um dos destaques da exposição.

A balança Tríplice Escala, concebida em 1930, é um dos destaques do acervo (Foto: Divulgação)

“Ela foi inteiramente concebida na Fábrica de Aparelhos, pelo professor Josué Lage, no final da década de 1930. Foram produzidas milhares delas, comercializadas por todo o Brasil e exterior. Devido à sua precisão, facilidade e manejo, ainda hoje é utilizada em inúmeros laboratórios de universidades do Brasil. Foi também o primeiro equipamento científico patenteado pela UFJF”, ressalta. A exposição contempla também instrumentos produzidos pela fábrica francesa “Le Fils D’Émile Deyrolle”, da qual o MDCT possui um raro e significativo acervo.

Acervo
Noronha explica que o acervo do MDCT é constituído de peças tridimensionais, instrumentos didáticos dos cursos da Faculdade de Engenharia e do curso de Física, bem como do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e de outros departamentos e faculdades da UFJF. Já o acervo documental do Museu é composto por cerca de 30 mil documentos e 735 fotografias da extinta Escola de Engenharia. Por fim, a biblioteca do MDCT conta com aproximadamente 5.500 exemplares de obras destinadas ao ensino de engenharia, arquitetura, eletricidade, desenho e topografia.

“Os objetivos institucionais do MDCT são ligados à visibilidade e resguardo da memória da Escola de Engenharia, à contribuição para a preservação da história da UFJF, à promoção de saberes e ao debate sobre a evolução do conhecimento científico nas áreas de Física, Eletrônica, Elétrica, Matemática, Meteorologia, Óptica, Química e Topografia. Isso tudo visa divulgar conteúdo científico acessível a estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior”, ressalta. A visitação ao MDCT acontece somente via agendamento, através do site do Museu.

Exposição
A exposição “Produzindo Ciência: A Fábrica de Aparelhos da Escola de Engenharia de Juiz de Fora” acontece no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), localizado à Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A visitação pode ser feita de 5 de agosto de 2022 a 30 de março de 2023, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h. A entrada é franca.