Entre os dias 8 e 12 de agosto, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do campus Governador Valadares promove ações de prevenção e orientação em saúde para a comunidade da UFJF. A programação integra as ações do Dia Mundial de Combate ao Colesterol, comemorado em 8 de agosto.

De segunda a sexta, das 7h às 19h, o Siass promove aferição de pressão arterial e orientação em saúde individualizada, na Unidade localizada na Rua Afonso Pena, 3016. Interessados devem agendar atendimento pelo e-mail: ssbe.gv@ufjf.br

Na quarta, 10, a partir das 16h, o projeto Siass Online realiza a live “Colesterol: Vilão ou Amigo?”, com participação da enfermeira Michelle Cornélio Martins, docente da Faculdade Pitágoras. A atividade será transmitida pelo instagram do Setor, e vai abordar a importância da prevenção de doenças e demais assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no mundo. De acordo com o enfermeiro do Siass, Guilherme de Andrade Ruela, cuidados como boa alimentação, atividade física frequente e redução do estresse ajudam a combater problemas que podem desencadear essas doenças. “É importante frisar que nem todas as doenças apresentam sintomas nos estágios iniciais, e, quando esses aparecem, a situação já é mais grave. Dessa forma, os hábitos saudáveis contribuem para prevenir doenças cardiovasculares no futuro, bem como sequelas, incapacidades e óbitos”.