O evento é promovido pelo projeto Origens e Horizontes. (Imagem: Pixabay)

O projeto Origens e Horizontes promove, a partir da próxima terça-feira, 9, o segundo colóquio Socioanálise, Genealogia e Direitos. A programação conta com seis mesas-redondas, que abordarão, ao longo de três dias, temas como a pesquisa e sistematização de dados sobre as origens familiares, a democratização dessas informações e questões envolvendo as comunidades originárias e seus territórios.

O evento acontece integralmente pelo canal do projeto no Youtube. Podem participar membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral (link para inscrições ao final deste texto). Os participantes receberão certificado.

Projetos pesquisam origens familiares e respectivos direitos 

Pelo menos dois projetos do campus se dedicam à genealogia e aos direitos dela decorrentes. (Imagem: Pixabay)

O “Origens e horizontes: pesquisa documental e democratização da informação” é um projeto de extensão em interface com a pesquisa vinculado ao Departamento de Direito do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Coordenado pela professora Fernanda Henrique Cupertino Alcântara, atua na divulgação de fontes primárias de identificação das origens familiares e de informações sobre acesso a direitos decorrentes.

Por meio de pesquisas documentais – que são realizadas tanto pela equipe do projeto quanto pelo próprio interessado – a iniciativa reconstrói e mapeia as trajetórias familiares e localiza os indivíduos no espaço e tempo por referência a seus antepassados, contribuindo diretamente para os estudos relacionados à história e sociologia do direito, a partir de uma abordagem micro.

Além do Origens e Horizontes, Alcântara também coordena outra ação extensionista ligada às origens familiares. Trata-se do projeto Genealogia e Direitos, voltado para a democratização de informações ligadas à temática, como o reconhecimento de cidadania e suas repercussões, por exemplo.

Programação:

Terça-feira, 9
10h          Mulheres e Genealogia
15h20      Pesquisa e Genealogia: Sistematização de Dados e Processos de Reconhecimento de Cidadania

Quarta-feira, 10
13h20      Metodologia de Transcrição e Publicação de Registros
15h20      Lei Geral de Proteção de Dados

Quinta-feira, 11
13h20      Comunidades Originárias, Genealogia e Território
15h20      Arquivos Públicos e Democratização da Informação

Para se inscrever, clique aqui.
Mais informações: origensehorizontes@gmail.com