A emoção de dois concertos operísticos, com entrada franca para o público, marcam a noite do Cine-Theatro Central, nesta quinta-feira, 4 de agosto. Às 19h, entra em cena o espetáculo “Encantatriz”, de Letícia Carlos. Às 20h30, é a vez do concerto  “Backstage”, de Tâmara Lessa, em um diálogo entre peças eruditas e populares. Ambas as concertistas são alunas do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Os convites começam a ser distribuídos a partir desta terça-feira, 2, na portaria do Central, das 9h às 12h e das 14h às 17h, sendo possível a retirada de até quatro ingressos por pessoa.

“Encantatriz”
Estrelado por Letícia Carlos, “Encantatriz” é baseada na célebre obra do século XVII, “Alcina”, de Georg Friedrich Händel, conhecido como um dos principais compositores operísticos do período barroco. Um dos feitos que o notabilizam é a criação da chamada “ópera séria”, caracterizada por ressaltar histórias sobre cruzadas, mitos e magia, com personagens místicos e heróicos.

O recital, que consiste em três atos baseados nos Cantos VI e VII do poema épico Orlando Furioso (1516), de Ludovico Ariosto, conta com a presença de um quarteto de cordas e piano, trazendo, entre os músicos convidados, Alisson Berbert, Ladislau Brum, Pedro Couri e Lizandra Romano. Ao piano, Juliana Costa e Mônica Mochdeci. 

Letícia ressalta que a peça traz uma reflexão sobre uma questão ainda atual: “Até quando mulheres se deixam ser reféns por amar aqueles que as destroem? Alcina é uma feiticeira sedutora que reina sobre uma ilha onde transformava homens em animais ou pedras. Ela apaixona-se por Ruggiero, um jovem que acaba destruindo a urna que armazenava seus poderes.”

“Backstage”
Um repertório permeado pela emoção de grandes árias de ópera para mezzo-soprano, do período clássico ao romântico. É o que o espetáculo “Backstage”, da concertista Tâmara Lessa, traz para o público, que ainda tem a chance de conferir peças que evidenciam outras linguagens, como o rock’n roll e o jazz. 

A apresentação conta com a participação de músicos e cantores do Projeto Orfeu, criado pela concertista, em 2019, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart) da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Backstage” evidencia a aproximação de diferentes gêneros musicais, criando uma conexão entre o popular e o erudito, de modo a alinhavar as peças com a história de uma cantora que está atrás das cortinas, se preparando para entrar no palco. “Todas as emoções vivenciadas neste ambiente nos fazem refletir sobre a vida do artista, suas aflições, dramas, alegrias, e tudo o que acontece quando se coloca no palco, doando-se para seu público”, diz Tâmara. Ela identifica ainda um diálogo entre o antigo e o contemporâneo, ressaltando a figura do artista e o seu íntimo.