Professor aposentado da Faculdade de Comunicação, José Luiz Ribeiro, foi um dos homenageados durante a solenidade (Foto: Carolina de Paula)

Com uma programação intensa ao longo da semana, o Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), encerrou as festividades em comemoração aos 50 anos do patrimônio cultural, na última sexta-feira, 29. A celebração contou com a entrega de homenagens a nomes importantes que compõem a história do espaço e com a apresentação do Coral da UFJF.

Com o slogan comemorativo “50 anos de arte”, personalidades que participaram da história do Forum da Cultura tiveram o devido reconhecimento. Entre os homenageados estavam os professores da UFJF, aposentados e em exercício, José Luiz Ribeiro, Marisa Timponi, Leila Barbosa e Márcia Falabella. Eles receberam as homenagens das mãos da reitora em exercício, Girlene Alves; da pró-reitora de Cultura, Valéria Faria; e do diretor do local, Flávio Lins.

Na abertura, foi apresentado um vídeo realizado pela jornalista Rute Honório, com depoimentos sobre a história do Grupo Divulgação (GD), do Coral da UFJF e sobre a ocupação do ambiente para a exposição de mostras. Os relatos sobre a relevância cultural do local para a Universidade e para Juiz de Fora emocionaram o público.

“A cultura emancipa o povo”

“A universidade pública precisa assegurar o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior, mas isso também inclui as possibilidades culturais e artísticas”, aponta Girlene (Foto: Carolina de Paula)

A vice-reitora, Girlene Alves, discursou colocando os pés no palco do Forum da Cultura pela primeira vez. Agradeceu a todos que contribuíram para o funcionamento do espaço e ressaltou que a UFJF possibilita que a construção de cultura seja feita, pois há muita gente envolvida. “Em um momento, em que 33 milhões de pessoas passam insegurança alimentar, e o país enfrenta sérias dificuldades, nos empenhamos em oferecer tudo o que possuímos de melhor, inclusive cultura e lazer”.

Girlene também salientou que o aspecto cultural e artístico sempre foi pensado pela gestão, pois  são fundamentais para a sobrevivência da população. Também reforçou que apesar da casa ter sido fundada por Gilson Salomão, em 1972, assumiu aos poucos um espaço que dialoga com a história da cultura do país.

“O Forum da Cultura nos faz perceber que podemos pensar em ciência e, ainda assim, valorizar a cultura popular. A cultura emancipa seu povo”, enfatizou a reitora em exercício. “Agradeço o cuidado e o zelo de todos os envolvidos, pois o mais importante é que, apesar de todas as dificuldades, a UFJF tem respeito e apreço pela cultura. Durante a nossa gestão, o tema nunca esteve solto dos outros aspectos. Entendemos que o Brasil precisa colocar no cotidiano, que a universidade pública precisa assegurar o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior, mas isso também inclui as possibilidades culturais e artísticas”, finalizou.

Destaque em cenário nacional 

O diretor do Forum da Cultura, Flávio Lins, relembrou a história do espaço, suas realizações e os nomes daqueles que colaboraram para o reconhecimento do Fórum no cenário juiz-forano. “Em 1972, o reitor à época, Gilson Salomão, inaugurou o primeiro espaço cultural da UFJF, o Forum da Cultura. Ainda nos dias de hoje, o Forum move a cena cultural de Juiz de Fora em diálogo com a cidade, com o estado e com o país”, afirmou Lins.

Solenidade contou com a apresentação do Coral da UFJF (Foto: Carolina de Paula)

“Motivo de muita alegria, o Forum comemora 50 anos, já pensando nos próximos 50 que estão por vir. Com o trabalho de muitas pessoas, chegamos até aqui com muito prestígio”, destaca o diretor. “Pouco a pouco, a Universidade se tornou protagonista dos espaços culturais do município”.

Já a pró-reitora de Cultura Valéria Faria destacou as atividades artísticas e culturais desenvolvidas no espaço. Além disso, agradeceu a atual gestão, representada na solenidade por Girlene, e a Lins por todo o apoio e cuidado com o patrimônio histórico-cultural.

“Neste casarão está um legado que demonstra como a UFJF valoriza seu patrimônio, que mais que um espaço físico, representa uma grande herança histórico-cultural”, destacou Valéria. “Há muito o que dizer, mas, devemos reforçar que estamos em uma referência histórica do século XX. Há memórias afetivas nessa casa, que trazem à tona resquícios passados que retomam muitas lembranças nesse momento em que celebramos os 50 anos do Forum da Cultura”.