Do total, 40% das vagas são destinadas para o sistema de cotas (Foto: Carolina de Paula)

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece até 30 vagas para os cursos de mestrado e doutorado. As inscrições começam em 1º de agosto e devem ser realizadas até 2 de setembro, por meio de formulários eletrônicos distintos presentes nos editais.

Confira os editais para os cursos de mestrado e doutorado.

Mestrado

Para o curso de mestrado são oferecidas até 20 vagas, sendo 40% delas destinadas para povos e comunidades tradicionais; pessoas negras; trans (transgêneros, transexuais e travestis); com deficiência (PcD); e refugiadas, solicitantes da condição de refugiado e imigrantes humanitários.

As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, disponibilizado pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Podem participar da seleção graduados em curso superior, credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e candidatos com a graduação em andamento, diante da apresentação de documento que comprove a obtenção do título até o momento da matrícula.

A seleção é composta por quatro etapas: Avaliação do Projeto de Dissertação; Prova Escrita; Prova Escrita de Suficiência em Língua Estrangeira; e Entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado em 30 de novembro.

Informações sobre etapas de avaliação, cronograma e recursos podem ser conferidos no edital.

Doutorado

Para o curso de doutorado são oferecidas até 10 vagas, sendo 40% delas destinadas para povos e comunidades tradicionais; pessoas negras; trans (transgêneros, transexuais e travestis); com deficiência (PcD); e refugiadas, solicitantes da condição de refugiado e imigrantes humanitários.

As inscrições também devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponibilizado pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Para participar da seleção é preciso ter título de graduação em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A seleção é composta por três etapas: Avaliação do Projeto de Tese; Prova Escrita de Suficiência em Língua Estrangeira; e Entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado em 30 de novembro.

Informações sobre etapas de avaliação, cronograma e recursos podem ser conferidos no edital.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF