Há três anos, Fabiano Moreira fez das caminhadas por Juiz de Fora sua rotina de tratamento para abandonar o cigarro. Jornalista por formação, registrou o que via em sua conta no Instagram. As fotografias, testemunhos de um processo íntimo e crônicas de uma paisagem em constante transformação, são reunidas agora no livro “Vai, caminhante”, com lançamento nesta sexta-feira, 29, às 18h, no Memorial da República Presidente Itamar Franco. Realizado na área externa do prédio, o evento reúne projeções das imagens e discotecagem com os DJ’s Pedro Paiva e Alex Paz. 

Obra reúne fotografias, testemunhos de um processo íntimo e crônicas de uma paisagem em constante transformação (Foto: Fabiano Moreira/Divulgação)

“Em plena pandemia, sem quase sair de casa e no trabalho remoto, passear pelas ruas de Juiz de Fora, por meio do olhar atento do Fabiano e das fotos que registravam detalhes, sempre tão ternos e curiosos da cidade, fizeram me sentir acolhida num momento de muitas incertezas e transformações”, observa a também jornalista Mariana Bretas, que assina a curadoria da publicação, com projeto gráfico de Nathalia Serra. “O trabalho celebra o deambular, o olhar atento às belezas e à poesia que há pelos cantos da cidade, onde cada esquina reserva a possibilidade de um encontro. ‘Vai, caminhante’ permite múltiplas leituras por meio da escrita livre e espontânea das ruas, impressas no espaço urbano, sempre mutante”, ressalta Mariana, que realiza a proposta através do projeto-laboratório Sala da Casa, parte de sua pesquisa pós-doutoral.

As imagens da obra contemplam cenas e cenários das muitas rotas de 1h30 de caminhada criadas por Fabiano Moreira. Em suas andanças, ele sempre partia de sua casa, no Bairro Bonfim, rumo a locais como a Rodoviária, o Museu Mariano Procópio ou os bairros Poço Rico e Vitorino Braga. “As lembranças da casa onde fui criado, na Rua Tietê, no São Mateus, me levaram a criar a hashtag #jufascasas, unindo tantas casas que evocam uma Juiz de Fora mais bonita e feliz da nossa memória. Foi salvando essas fotos para o livro da Sala da Casa que percebi como venho retratando a arte urbana, os letreiros do comércio, o patrimônio histórico, os monumentos, as praças, a natureza do Jardim Botânico da UFJF e do meu querido Museu Mariano Procópio, amor da minha infância, e contando pequenas histórias urbanas”, lembra Moreira.

Lançamento do livro também celebra os dois primeiros anos da página de cultura Sexta Sei, publicada no portal independente Baixo Centro (Foto: Fabiano Moreira/Divulgação)

A noite de lançamento de “Vai, caminhante” também celebra os dois primeiros anos da página de cultura Sexta Sei, publicada semanalmente no portal independente Baixo Centro. Memória da cena cultural local recente, a Sexta Sei rendeu importantes entrevistas a Fabiano, com artistas como o cantor Julio Secchin, o trio Clube das Exaustas, a cantora Mavi Veloso, o grupo Baiana System e o músico Carlos do Complexo. 

Sobre Fabiano Moreira
Jornalista formado pela UFJF em 1997, Fabiano Moreira já passou pelas redações de O Globo (colunas TransCultura e Gente Boa), Tribuna de Minas, Mix Brasil e RG. Trabalhou em marketing de moda (marca Espaço Fashion) e também fez assessoria de imprensa para marcas de moda (Reserva, Cantão, Lenny, Arezzo) e artistas de música, como Pabllo Vittar e João Brasil. Ganhou dois prêmios nacionais de jornalismo, na área de meio ambiente, concedidos pela Abrelpe. Nos anos 1990, editou o fanzine Bat Macumba. Durante sete anos, produziu a festa Bootie Rio, que viajou por todo o Brasil e foi eleita a melhor festa carioca pela Veja Rio em 2012. Atualmente, também escreve sobre música na página gay Revista Híbrida.

Memorial
O Memorial da República Presidente Itamar Franco fica à Rua Benjamin Constant 790, Centro.

Instagram: @memorialitamarfranco
Facebook: /memorialitamarfranco 
Visite o Panteão, a revista digital do Memorial: mrpitamarfranco.com.br/panteao/