Após dois anos, a comunidade acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) voltou a ter acesso, nesta quarta-feira, 20, às exposições presenciais do projeto Vamos Ler!.

Ainda em 2020, no início da pandemia e em razão do necessário distanciamento social, o projeto passou a atuar por meio exclusivamente digital. Contudo, considerando o reinício das atividades presenciais na UFJF-GV, o projeto retomou as apresentações das obras literárias nos ônibus, restaurantes e clínica-escola de Fisioterapia, incentivando assim a leitura entre os frequentadores destes espaços.

Nesta que é a 21ª edição do projeto, o homenageado é o poeta, tradutor e jornalista Mário Quintana. A escolha considerou o estilo simples e sensível do autor que em seus textos nos convida a refletir sobre a vida, conforme explicou Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV e uma das coordenadoras do projeto. “Retomar a edição física do Vamos Ler! é uma grande alegria para nós. Há muitos textos, reflexões e produções artísticas que podem representar os nossos sentimentos após a pandemia. Mas a obra de Mário Quintana nos pareceu ser o material perfeito. Em cada verso, frase e trecho, o autor nos recorda o privilégio que é poder narrar as histórias tristes, e também de superação, nesse desfecho da pandemia. Seus versos simples, mas indagadores sobre a essência da vida, traduzem bem nossa alegria desse recomeço”.

Obras afixadas nos bancos dos ônibus da UFJF-GV (Foto: Flávia Carvalho)

As obras são apresentadas e plastificadas em formato A5, afixadas com cordões de barbante na parte traseira dos bancos dos ônibus, nas grades e corrimões dos Restaurantes Universitários, bem como na recepção da clínica-escola de Fisioterapia, propiciando o fácil acesso. “Nada como poesia, poemas, rodas de leitura, apresentação de livros e muito mais para acalentar este tempo que estivemos longe. Estamos abertos a sugestões e críticas, afinal o projeto é de todos nós”, destacou Aline Costa, bibliotecária da UFJF-GV e coordenadora do Vamos Ler!.

A partir desta edição, o projeto conta com o apoio da estudante de farmácia Rebeca Dias. Dias é bolsista do projeto Produção Criativa na UFJF-GV, do setor de Comunicação, Cultura e Eventos, através do edital de Mediação Artística da Pró-reitoria de Cultura (Procult). “Seres humanos são contadores de histórias por natureza e precisamos da literatura e da arte em nossas vidas. Então espero que as pessoas atendam ao convite a apreciar a leitura, mesmo que aos pouquinhos durante a correria do dia a dia e se envolvam mais nesse mundo”.

As apresentações das obras literárias nos espaços físicos da UFJF-GV se somam às atividades digitais realizadas pelo Vamos Ler!. No site do projeto é possível ter acesso a todos os textos expostos por meio impresso, bem como conhecer um pouco da história de Mário Quintana e das edições anteriores. Também no instagram, os seguidores poderão ler textos e participar de enquetes sobre o autor que protagoniza a edição.