Ações ocupam todos os espaços do museu, com pintura, escultura e atividades que estimulam a criatividade (Foto: Procult/UFJF)

Com atividades que exploram a criatividade em diferentes abordagens, movimentando crianças entre 7 e 12 anos, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza sua “Oficina de Férias” na última semana de julho. São 20 vagas, sendo dez, para crianças de 7 a 9 anos, na terça-feira, dia 26; e outras dez, para a faixa etária de 10 a 12 anos, na quinta-feira, 28. 

A oficina acontece, nos dois dias, das 13h às 17h, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3229-7621, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Não é exigido o atestado de vacina, mas o uso de máscara é indispensável nos espaços internos do museu. Outra recomendação é que cada criança leve seu próprio lanche. 

Esta é a primeira edição da oficina após o retorno das atividades presenciais. Antes denominada Colônia de Férias, a iniciativa vem sendo realizada desde 2012, representando a oportunidade de abrir o museu a crianças de uma forma especial, com vivências culturais, artísticas e de lazer por um tempo maior. A programação prevê uma série de atividades e brincadeiras que diferem do ambiente escolar, com o objetivo de proporcionar à criança um momento de lazer, arte e relaxamento. 

Parte das ações é pensada para acontecer dentro do prédio do Mamm, explorando os espaços das galerias Poliedro, Convergência e Retratos-Relâmpago, que hoje abrigam, em sua totalidade, a exposição “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”. Ao mesmo tempo, há oficinas criativas preparadas para os espaços externos, explorando os jardins frontais e laterais do museu, a partir de algumas técnicas artísticas, como pintura e escultura, além de atividades que envolvem o  próprio corpo, estimulando a criatividade e o movimento, a partir da proposta de que museu não é lugar só de memória, de exposições, de trabalhos convencionais, mas espaço vivo e em constante evolução.

O Mamm fica na Rua Benjamin Constant, 790, Centro.