Estão abertas as inscrições para a pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, em Engenharia de Produção. O curso é gratuito e oferecido na modalidade a distância. A especialização, oferecida pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, é destinada aos graduados com diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). São disponibilizadas 150 vagas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Andrelândia, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Cataguases e Ubá.

Os interessados podem se inscrever até as 16h do dia 8 de agosto. A inscrição deverá ser realizada por meio do preenchimento do formulário de inscrição no site do Cead/UFJF. O resultado final será divulgado no mesmo site, no dia 2 de setembro, a partir das 18h. As dúvidas em relação ao edital devem ser enviadas, exclusivamente, para o e-mail da coordenação do curso.

Segundo a coordenadora da Especialização, Roberta Nunes, a especialização possibilita a identificação mais precisa das demandas locais e regionais em termos de melhorias e desenvolvimento dos processos de produção e logística. “O curso tem o intuito de promover a melhoria do desempenho e da produtividade e a expansão dos sistemas produtivos locais e regionais, viabilizar uma maior integração regional e favorecer o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para fomentar as atividades produtivas, financiar e criar condições de sustentabilidade dos negócios e que promovam o desenvolvimento econômico local e regional”.

Depois de especializado, o profissional pode atuar no setor produtivo, em empresas ou até mesmo na gestão pública. “O profissional pode elaborar atividades de planejamento das operações de produção e logística, dos sistemas produtivos e suas cadeias de processos, e participar da articulação e desenvolvimento de novos produtos e negócios”, afirma Roberta.

A coordenadora ainda revela as vantagens de cursar a especialização. “A pós-graduação é gratuita, foi projetada para atender ao contexto local e regional dos municípios contemplados, será oferecido na modalidade a distância, que flexibiliza os estudos. Ademais, é um curso de especialização da UFJF, que possui um dos melhores cursos de graduação em Engenharia de Produção do Brasil”.

A pós-graduação a distância tem por objetivo geral colaborar na promoção de competências dos profissionais, gestores e empreendedores dos setores produtivos locais e regionais. Espera-se, a partir daí, proporcionar condições para a melhoria da produtividade e a maior abrangência dessas atividades, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social.

Outras informações:
Edital completo
Link para as inscrições
Página do curso no site do Cead
esp_eep@engenharia.ufjf.br