A pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, gratuita, em Mídias na Educação, está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 20 de julho. O objetivo da especialização, oferecida pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, é formar educadores para o uso de mídias e tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. São 162 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Juiz de Fora, Barroso, Lavras, Durandé e Conselheiro Lafaiete.

A pós-graduação, a distância, visa à formação continuada, prioritariamente para docentes (podendo atender outros profissionais ligados à educação), com graduação em Pedagogia ou em outros cursos de Licenciatura, oportunizando o conhecimento e a aplicabilidade das mídias na educação. O curso terá a duração total de 18 meses, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A proposta foi constituída em três eixos, sendo que em cada eixo serão ofertadas disciplinas abordando os fundamentos de mídia, as mídias como ferramentas educacionais e as possibilidades de aplicações pedagógicas. O primeiro eixo é voltado para usos de texto e imagem em diferentes suportes, trabalhando hipertextualidade e design. Já o segundo eixo é dedicado a mídias sonoras e audiovisuais. E o terceiro eixo aborda plataformas de gamificação e jogos digitais. Sempre ao final de cada eixo, os cursistas serão orientados no desenvolvimento de recursos educacionais com uso das mídias.

Segundo a coordenadora da Especialização, Janaína Nunes, durante a pandemia, para que o ensino de forma remota fosse possível, muitos professores tiveram que utilizar ferramentas de mídias e tecnologias mesmo sem ter a formação necessária. “Com o retorno das atividades presenciais, percebe-se que essas aprendizagens desenvolvidas em relação a novas ferramentas não estão encontrando espaço, acabaram ficando esquecidas. Por isso, a formação nesta especialização em Mídias na Educação se faz tão necessária, no sentido de capacitar para que essas ferramentas educacionais possam ser utilizadas também nas aulas presenciais”, afirma.

Janaína comenta que ao trabalhar com recursos de mídias e tecnologias digitais, os professores tornam as aulas mais lúdicas e os conteúdos curriculares mais atrativos, facilitando a aprendizagem e a internalização de conceitos. “É importante destacar que o uso das mídias por si só não promove a aprendizagem, é necessário que haja formação de professores para estes que possam fazer uma boa mediação desses recursos, promovendo o diálogo entre os alunos a partir dessas ferramentas”.

O processo seletivo será desenvolvido por meio da análise curricular e da avaliação da Carta de Intenção, no valor de 40 e 60 pontos, respectivamente.

Inscrições

As inscrições acontecem até as 16h do dia 20 de julho.

Resultados

A divulgação do resultado parcial da análise curricular e Carta de Intenção dos candidatos será divulgada por meio do site Cead/UFJF no dia 22 de agosto, a partir das 18h.

Os recursos quanto à análise de Formação Complementar, deverão ser encaminhados, exclusivamente, do dia 23 de agosto até as 14h do dia 24 de agosto, para o e-mail da Coordenação do Curso dias.uabufjf@gmail.com

O resultado dos recursos será divulgado no dia 25 de agosto de 2022, a partir das 18h, e o resultado final será divulgado no dia 26 de agosto, a partir das 18h, ambos no site do Cead/UFJF, em uma lista com o nome dos candidatos aprovados e dos classificados, em ordem decrescente de pontuação. No impedimento de qualquer um destes, os demais classificados serão convocados, seguindo a ordem de classificação.

As dúvidas em relação ao edital devem ser enviadas, exclusivamente, para o e-mail da coordenação do cursomidias.uabufjf@gmail.com

Confira aqui o edital

Faça a sua inscrição aqui