Neste sábado, dia 16, às 19h, o projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Teatro do Afeto, apresenta a sua primeira peça “Um rio no meu quintal – entre afluentes do passado e do presente”, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) , do Centro de Educação a Distância (Cead), da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e do Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis on-line.

A iniciativa, coordenada pela professora da Faculdade de Medicina, Lígia Menezes do Amaral, tem como objetivos estimular alunos de Medicina a aprimorar as habilidades afetivas por meio do teatro e oferecer à comunidade informações sobre a arte teatral. Segundo a coordenadora do projeto, a peça possui um diferencial: “O espetáculo é uma criação coletiva do grupo a partir de um conto escrito por um dos alunos baseado em uma experiência pessoal dele com o adoecimento de um familiar muito querido. A peça trata de uma forma poética e empática a dinâmica da pessoa e da família no processo do adoecimento.”

“Escolhemos esse tema como forma de trazer o protagonismo para a pessoa que enfrenta a questão de saúde, de modo que a enxerguemos na sua essência, na sua identidade, com sua história e bagagem de vida, não podendo ser reduzida a sua doença e seus sintomas”, relata Lígia. O grupo de teatro traz para o palco o seu primeiro projeto artístico que narra a história de Maria de Lourdes, uma mulher que se enlaça nas tramas do esquecimento e da lembrança para ancorar a vida em águas que refletem suas variadas facetas. Sobre leitos irregulares, emergem histórias, conflitos e aflições comuns a todos nós: que amamos e envelhecemos.

A peça conta com a participação de professores da UFJF das faculdades de Comunicação Social, Márcia Falabella; de Medicina, Tarsila Ribeiro; e dos integrantes do Grupo Corpo Coletivo, Vinicius Cristóvão e Carú Rezende.

Peça de estreia do Teatro do Afeto

Teatro do Afeto apresenta “Um rio no meu quintal – entre afluentes do passado e do presente”
Sábado, dia 16, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno (R. Gilberto de Alencar, 1 – Centro, Juiz de Fora – MG)
Ingressos gratuitos; compre on-line.