De acordo com o cronograma de matrículas e reclassificações, disponibilizado na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), começa nesta quarta-feira, 13, a partir das 12h, a pré-matrícula on-line para os aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2022.2), em determinados cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O procedimento deve ser feito até as 23h59 de segunda-feira, 18 de julho.
A pré-matrícula on-line, bem como o envio da documentação exigida, são requisitos obrigatórios para ingresso na Instituição. Todavia, os documentos devem ser encaminhados, remotamente, entre os dias 25 e 28 de julho. O não cumprimento de uma das etapas acarreta na perda da vaga na Instituição.
O candidato que enfrentar qualquer dificuldade na realização da pré-matrícula deve enviar e-mail para cdara@ufjf.edu.br, informando o ocorrido. Não serão aceitas matrículas após o período estabelecido. A primeira lista de reclassificação do Sisu 2022.2 está prevista para ser divulgada no dia 10 de agosto.
Lista de Espera
Quem não foi aprovado na chamada regular deve se inscrever na lista de espera até o dia 18 de julho. Para manifestar interesse, basta acessar a página do Sisu e se inscrever no próprio portal.
Documentos
No Regulamento de Matrícula da UFJF, estão listados todos os documentos a serem providenciados pelos convocados. A lista é extensa e varia de acordo com o grupo de acesso/cota escolhido no Sisu. A documentação a ser entregue e demais disposições devem ser observadas na página da Cdara.
Como enviar a documentação?
Para envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.
Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).
Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar usuário (CPF) e senha.
O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.
Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e pdf; o limite de tamanho para cada arquivo enviado é de 3MB. Para escanear por meio do celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.
Confira as orientações para envio da documentação.
Cotas socioeconômicas
A UFJF está realizando plantões sociais, na Central de Atendimento (CAT), para sanar as dúvidas sobre o encaminhamento da documentação exigida no ato de matrícula para estudantes aprovados por meio das cotas de renda socioeconômica.
Os plantões serão realizados até 16 de agosto, sempre às segundas e terças-feiras, entre 14h e 18h, direcionados apenas à orientação de cotistas dos grupos A, A1, B e B1, para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Para participar dos plantões sociais, os interessados devem fazer agendamento prévio, por meio de formulário eletrônico.
Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF