Evento de lançamento será aberto ao público na quinta, 15, no Mamm.

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm/UFJF) sedia, nesta quinta-feira, 14, às 19h, o lançamento do livro “Corpos Alterados, Corpos Alienados: reflexões sobre a obra cinematográfica de Chantal Akerman”, de autoria do professor Luiz Fernando Medeiros de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do filósofo suíço Serge Margel, professor visitante na Universidade de Brasília (UNB). Ambos estarão presentes para autografar a obra e apresentar a mesa-redonda formada pela pesquisadora Leila Barbosa e pelo professor Alexandre Faria.

O livro é um conjunto de ensaios inéditos sobre os principais filmes da diretora belga, contendo, além de  ensaios interpretativos, uma série de entrevistas com a montadora dos filmes, Claire Atherton, uma conversa filosófica entre os autores e uma filmografia completa da diretora Chantal Akerman. A obra é direcionada ao público em geral, especialmente aos interessados em arte e cultura, aos professores e alunos de cinema, literatura, artes plásticas, filosofia e teatro.

A ideia é provocar o debate e a reflexão sobre conceitos filosóficos contemporâneos a partir das relações com as vanguardas nova-iorquinas de onde a cineasta extraiu sua formação inicial. “É muito forte na obra de Akerman a sua experiência com a cultura judaica, com as vanguardas artísticas europeias e americanas, e com o contexto de militância feminista. Ressalte-se também os experimentos da diretora no campo da Instalação e da literatura”, diz Medeiros, que ministrou aulas como professor convidado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2018 e 2019.

A noite reserva ainda a apresentação da vídeo-instalação intitulada “Passages”, de Chantal Akerman, com duração de 18 minutos. Após a exibição serão realizados comentários e apresentação da obra cinematográfica de Akerman pelos autores de “Corpos Alterados, Corpos Alienados”. Em seguida ao conteúdo abordado, terá início a mesa-redonda, e, por fim, a sessão de autógrafos. O evento se dará no salão nobre do Mamm, cujo auditório tem capacidade de 186 assentos. A entrada é franca, mantendo-se o uso de máscara nos ambientes internos da casa.

Outras informações: (32) 3229-9070; (32) 2102-3964