Entre os dias 11 e 15 de julho, o projeto de extensão “Matemática para Deficientes Visuais” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o 1º Encontro Vivendo a Matemática, voltado para professores da educação básica e estudantes de licenciatura em Pedagogia e Matemática de qualquer instituição de ensino. São 50 vagas disponíveis para a atividade, que será realizada no dia 18 de julho, das 14h às 18h, em formato on-line.

A professora do departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, Ana Tércia Monteiro Oliveira, explica que a proposta do projeto extensionista, coordenado pela docente Sofia Carolina da Costa Melo, é divulgar recursos e atividades pedagógicas que promovam a inclusão de alunos e alunas com deficiência visual da rede regular de ensino.

“Moro nas proximidades da Associação dos Cegos de Juiz de Fora. Frequentemente, vejo pessoas com deficiência visual na rua e comecei a mudar meu olhar para elas e a questionar as dificuldades que enfrentam no processo de aprendizagem, principalmente no ensino de matemática, que é uma disciplina que recorre frequentemente ao campo visual”, conta Ana Tércia. 

Serão oferecidas três oficinas apresentadas por bolsistas de extensão e de treinamento profissional:

Oficina: Semelhança de triângulos
Através do uso de materiais de baixo custo financeiro, a oficina vem apresentar atividades sobre semelhança de triângulos para pessoas com deficiência visual, de forma que, com o uso do tato, os mesmos possam notar as semelhanças entre os ângulos e os lados homólogos de triângulos. A oficina será ministrada por Carlos Eduardo Vieira, bolsista de Treinamento Profissional Acadêmico da UFJF.

Oficina: Algumas atividades adaptadas para deficientes visuais
Nesta oficina, serão apresentadas algumas atividades lúdicas pesquisadas e desenvolvidas no Projeto de Extensão Matemática para Deficientes Visuais 2021, que apresentam baixo custo, facilidade para confecção e aplicação e que podem auxiliar alunos com ou sem deficiência visual a aprenderem conteúdos matemáticos. A oficina é  ministrada por Isabelle Vecchi, bolsista do projeto de extensão Matemática para Deficientes Visuais da UFJF.

Oficina: Atividades com o Multiplano e o Geoplano
Nesta oficina, serão apresentadas aos participantes as ferramentas Multiplano e Geoplano, ambas com a característica de permitir que os alunos tenham uma percepção tátil de diversos conceitos matemáticos. Esses recursos didáticos possuem grande utilidade no ensino de matemática tanto para alunos com deficiência visual quanto para alunos sem deficiência visual. Para essa apresentação, haverá breve introdução à história desses materiais e atividades voltadas ao ensino de funções que podem ser realizadas utilizando tais materiais. A oficina será ministrada por Pedro Henrique Meirelles, bolsista Treinamento Profissional Acadêmico da UFJF.

As inscrições são realizadas através do e-mail: matematicadeficientesvisuais@ice.ufjf.br.