RU serve almoço em jantar em clima de festa julina. (Foto: Breno Motta)

O Restaurante Universitário (RU) está em festa e o clima é de alegria, em meio ao ritmo de um Arraiá, promovido a partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta sexta-feira, 8, as instalações do RU foram enfeitadas com bandeirinhas, chapéus de palha e muitas toalhas floridas para receber uma verdadeira celebração julina.

No cardápio de almoço e jantar, comidas típicas, como canjiquinha, arroz doce, canjica, curau de milho verde e feijão amigo, o que agradou bastante às centenas de estudantes frequentadores do Restaurante. Um deles, é o aluno do curso de Psicologia, Lucas Castro, um dos primeiros a ser servido, junto com os amigos da faculdade.

“Estava maravilhoso, uma das melhores comidas que o RU já fez. Fico muito feliz com o empenho do pessoal que está aqui trabalhando, cheio de animação. Comi a opção vegetariana do dia, uma katfa de soja. Comi tudo o que tinha direito”, diverte-se Lucas em clima julino, inclusive, vestido com uma camisa xadrez.

Quem também chegou com os colegas, foi a aluna do curso de Engenharia Civil, Mariana Pacheco, que estava focada nos docinhos distribuídos em copinhos. “Me senti em uma verdadeira festa julina, com essa comida, esse cenário. Ainda bem que não tenho aula hoje a tarde. Vou para casa com a barriguinha cheia. De boa!”.

Equipe a caráter

Funcionários do RU se vestiram a caráter para receber os estudantes. (Foto: Breno Motta)

O clima de festividade foi compartilhado entre os funcionários. A coordenadora do RU, Adriana Souza, estava vestida a caráter e feliz da vida com a proposta da Proae em realizar um Arraiá do Restaurante Universitário. “Esta é uma forma de acolher os alunos, trazê-los para perto de nós e comemorar. Fazer algo diferente, principalmente, depois do que vivemos durante a pandemia”, ressalta Adriana, que ainda explica que esta é a primeira vez que o RU abre suas portas em clima de festa julina.

O clima festivo do espaço chamou a atenção da aluna do curso de Música, Paula Beghelli. “Nunca tinha visto nada assim aqui no RU. Agora, recebendo o pessoal de maneira presencial, esta é uma oportunidade de interagirmos uns com os outros. E, ainda por cima, com música”, destaca a estudante ao som de uma trilha sonora tradicional que embala muitas festas pelo país.

Para a pró-reitora de assistência estudantil da UFJF, Cristina Bezerra, idealizadora do evento, este dia temático é mais uma chance de promover o acolhimento dos estudantes, depois do longo período de distanciamento social, e de celebrar uma festa que é tão marcante na cultura mineira. “Esse cardápio especial tem o objetivo de aproximar cada vez mais as pessoas, para que possamos juntos enfrentar os momentos de dificuldade e também viver um momento de descontração, de lembrar nossos traços culturais e fazer uma alimentação saudável, balanceada e com bastante carinho feita pela  nossa equipe do RU”.

A ideia, os pratos e a celebração foram aprovados pelos estudantes do curso de Jornalismo, Rodrigo da Cruz e Gustavo Barreto. “É muito importante ter o Restaurante Universitário aqui na UFJF. Ações como essa só incentivam a trazer outros  alunos para cá. E, ainda por cima, ao preço de R$ 1,40!”, comemora Barreto.

Confira o arraiá do RU no TikTok da UFJF.