Interessados devem se inscrever via formulário eletrônico; intensivo aborda idiomas inglês, francês, italiano e espanhol (Imagem: Pixabay)

Para romper com a insegurança em relação aos idiomas estrangeiros em que são ministrados os cursos do Global July, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o núcleo “Em Rede” promove, na próxima semana, para os inscritos nesta edição, dois dias de imersão dedicados à prática de conversação em inglês, francês, italiano e espanhol. Os encontros são on-line, a fim de possibilitar que o maior número de pessoas participe. Interessados devem se inscrever via formulário eletrônico.

Com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF, o núcleo é um projeto voluntário realizado por estudantes da Universidade, que organiza e dispõe para a comunidade acadêmica atividades com a temática da internacionalização. Os clubes de conversação, em diferentes idiomas, são uma das modalidades oferecidas pelo núcleo no espaço da DRI.

De acordo com Camila Santos, ex-mediadora do Clube de Conversação de Italiano, a incerteza ao participar de atividades em idioma estrangeiro é natural, mas não deve ser um impedimento para viver a experiência proporcionada pelo maior programa de internacionalização em casa da UFJF, ou seja, a comunidade acadêmica pode ter uma vivência com outras culturas, línguas e formas de conhecimento sem fazer intercâmbio ou sair do próprio campus. ‘’Muitos alunos se sentem receosos devido à barreira linguística durante o Global July, mas aos poucos elas são superadas durante o curso. Queremos aumentar o nível de confiança dos inscritos”, diz.

Pensando nessa apreensão inicial causada pela barreira idiomática, o Em Rede quer possibilitar, de maneira informal e lúdica, um “intensivão” de práticas nos idiomas disponíveis. São dois dias – terça e quinta -, sendo o primeiro dedicado a francês e inglês, às 17h e 18h, respectivamente. Na quinta, é a vez do  italiano, às 16h, e do espanhol, às 17h. Os encontros são conduzidos pelos mesmos mediadores de cada idioma dos clubes de conversação da programação anual.

Renato Knopp, estudante de Jornalismo do sexto período, diz estar animado com a iniciativa. ‘’Será uma boa oportunidade para ajudar a me sentir mais confortável com idiomas estrangeiros, pois compreendo melhor do que falo.” Knopp também ressalta a possibilidade de o conteúdo lecionado ser muito mais aproveitado quando não há a tensão que o idioma estrangeiro pode trazer.

Stephanie Chiote, também estudante de Jornalismo, lembra ter participado de dois cursos do Global July, um em inglês e outro em francês. “Quando se trata de um idioma, mais importante do que compreender, falar e acertar tudo, é praticar e perder o medo de errar’.’ Ela conta que pelo fato de já ter fluência em inglês, sentiu-se à vontade para se comunicar. No de francês, em contrapartida, apesar de se sentir muito insegura no início, aos poucos, foi se ambientando e sendo motivada pelo professor a fazer perguntas, mesmo cometendo erros.

nucleo.emredejf@gmail.com