O número de casos de Covid-19 em Juiz de Fora começa a apresentar sinais de estabilização, embora em um patamar elevado. É o que aponta a 57ª edição do Boletim Informativo da plataforma JF Salvando Todos, divulgado na última quarta-feira, 06. O documento, elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), alerta também para o aumento no número de vidas perdidas para a doença. 

Na 26ª semana epidemiológica (26 de junho a 02 de julho), foram registrados 843 casos e 4 mortes – aumento de 3,95% no número de casos e estabilidade no registro de vidas perdidas, na comparação com a 25ª semana epidemiológica (19 de junho a 25 de junho), quando registrou-se 811 novos casos e 4 vidas perdidas. 

Dados da Prefeitura de Juiz de Fora demonstrados no boletim, apontam que em 02 de julho, os números de casos chegaram a 70.423 e 2.276 óbitos. Os dados mostram elevações de 2,41% e 0,35% em relação aos registrados em 19 de junho, quando o município apresentava 68.769 casos confirmados e 2.268 vidas perdidas por Covid-19 desde o começo da pandemia. 

Os números em Juiz de Fora acompanham uma tendência nacional, como aponta o professor do Departamento de Estatística e um dos pesquisadores da JF Salvando Todos, Marcel Vieira. “Essa elevação é seguida do aumento do número de casos que vem acontecendo desde o final do mês de maio. Nós vínhamos destacando que os efeitos no número de vidas perdidas levariam algumas semanas e isso, infelizmente, está acontecendo. Além disso, o número de casos se mantém muito elevado, o que traz a perspectiva de que esse aumento no número de vidas perdidas se mantenha por algum tempo”, afirma. 

Nível de transmissão é considerado elevadíssimo 

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, com terminologia adaptada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o nível de transmissão é baixo quando são registrados de 0 a 9,99 casos por 100 mil habitantes em um período de sete dias. O índice passa para moderado quando há de 10 a 49,99 casos; elevado entre 50 e 99,99 e elevadíssimo quando o registro é de 100 ou mais casos por 100 mil habitantes. 

Na 25ª semana epidemiológica, o nível de transmissão da Covid-19 em Juiz de Fora foi de 140,43 casos por 100 mil habitantes, sendo considerado elevadíssimo (na 24ª semana era elevado, com 78,61 casos por 100 mil habitantes). Na 26ª semana epidemiológica, o nível de transmissão foi considerado novamente elevadíssimo, com 145,97 casos por 100 mil habitantes. 

Letalidade segue em queda no município 

A taxa de letalidade é calculada pela divisão entre o número de vidas perdidas desde o começo da pandemia pelo número de casos registrados no mesmo período. No município de Juiz de Fora, o índice apresenta tendência de queda. Em 02 de julho, a taxa ficou em 3,23% – era de 3,30% em 18 de junho e 3,27% em 25 de junho. O coeficiente de letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate) da Covid-19 também apresentou queda. Esse índice é calculado para cada mês, a partir da divisão do número de vidas perdidas pelo número de casos registrados no mês referido. O CFR de junho em Juiz de Fora foi de 0,49% – havia sido de 0,65% em maio. 

Já o Número de Reprodução Efetivo (Rt) foi superior a 1 em seis dos sete dias da semana, na 25ª e na 26ª semanas epidemiológicas. Na semana 25, a mediana do Rt chegou ao máximo de 1,4 em 21 de junho. E na semana 26, o Rt ultrapassou o valor de 1,5 no dia 27 de junho. Segundo o boletim, quando o Rt é superior a 1, há disseminação do vírus, uma vez que cada paciente está transmitindo a doença a pelo menos mais uma pessoa. 

Sobre o cenário, o pesquisador ressalta que “é importantíssimo que avancemos com a aplicação das doses de reforço das vacinas, que a gente mantenha o monitoramento dos casos e da ocupação dos leitos hospitalares. Continua muito importante o uso das máscaras, manter uma distância mínima das outras pessoas e os cuidados com as medidas de higienização”, finaliza Marcel Vieira.