A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna público o início da parceria com a Receita Federal em Juiz de Fora para reutilizar mercadorias ilegais apreendidas em fiscalizações. De acordo com o reitor, Marcus Vinicius David, no encontro, realizado em 28 de junho, com representantes da UFJF e da Receita Federal, foram vislumbradas várias possibilidades de ações conjuntas. “Colocamos à disposição a nossa infraestrutura de pesquisa e os nossos laboratórios para que possamos trabalhar com itens apreendidos de forma a convertê-los  em itens úteis para a sociedade.”

O termo de cooperação está previsto para ser assinado em breve. Entre os benefícios da colaboração entre as instituições, também foi identificada a possibilidade em receber materiais apreendidos para o uso em laboratórios da Universidade, bem como em projetos de extensão. “Nós vamos estabelecer um termo de cooperação técnica, mas já identificamos materiais importantes para o nosso uso, inclusive alguns são equipamentos sofisticados que serão encaminhados para a área de saúde e para o Hospital Universitário (HU) para nos permitir prestar melhores serviços em atenção a sociedade”, enfatiza o reitor.

O reitor ainda explica que os materiais (como, por exemplo, equipamentos da área de saúde e aparelhos usados para a captação ilegal de sinais de televisão) serão convertidos, pela UFJF, em computadores para serem utilizados em escolas públicas. Além disso, outras matérias-primas serão revertidas em insumos a serem utilizados pela Faculdade de Farmácia e pelo departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

“A Receita nos procurou pois já havia estabelecido essa parceria com outras instituições em caráter piloto, e vislumbrou a possibilidade de ampliar essas ações de cooperação com a UFJF. A iniciativa é da Superintendência da Receita Federal de Minas Gerais e apresenta propostas relevantes, das quais a Universidade têm interesse em participar e contribuir junto à sociedade”, explica David.

No encontro, estiveram presentes o reitor; a vice-reitora, Girlene Alves; o diretor da Faculdade de Engenharia, Marcos Martins Borges; o superintendente da Receita Federal em Minas Gerais (MG), Mário José Dehon São Thiago Santiago; os superintendentes adjuntos da Receita Federal em MG, Orlando Soares dos Santos e Guilherme Henrique Diogo Ferreira; o delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Marcos Adriano Amorim; a Cerimonialista da Receita Federal em MG, Cláudia Godoy; e a Agente da Receita Federal em Barbacena, Ana Cristina Silva Iatarola.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf