Os professores Cristina Sayuri Cortes Ouchi Dusi e Fabrício Pereira Soares assumiram a direção e vice-direção, respectivamente, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia de posse aconteceu, nesta quinta-feira, 30, com a presença do reitor Marcus David e da vice-reitora, Girlene Alves.

Em seu discurso de posse, nova diretora Cristina Sayuri Dusi enfatizou importância da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do fomento às parcerias nacionais e internacionais (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Durante a cerimônia, Cristina apontou a importância em se manter uma boa relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e propôs ampliar a comunicação interna e externa com a comunidade; reforçar a transparência e publicizar a imagem da Facc; e promover aprimoramentos técnicos e fomento às parcerias nacionais e internacionais.

“Trata-se da continuidade de um trabalho já realizado. Para que não seja apenas um texto bonito, contamos com o apoio da comunidade, assim como com o da reitoria e dos nossos parceiros, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Acreditamos em um trabalho conjunto e esperamos que nossa gestão seja acolhedora, transparente e que gere bons resultados.”

O reitor, por sua vez, fez uma referência especial ao professor aposentado da unidade acadêmica, Carlos Hiroshi Côrtes Ouchi, pai da nova diretora da Facc, Cristina Dusi, e homenageou o ex-diretor Elcemir Cunha. “Primeiramente, gostaria de dirigir algumas palavras ao professor Elcemir, que deixa a direção hoje. Faço um reconhecimento sobre o trabalho prestado, pois foi uma gestão corajosa, com enfrentamentos e que trouxe transformações para a melhoria da Faculdade. Além disso, foi uma participação importante no Conselho Superior (Consu) para relatar e propor soluções para questões sensíveis.”

Em seguida, David dirigiu-se à nova direção e elogiou as propostas apresentadas. “Demonstra uma visão completa do que precisa ser feito na unidade e clareza sobre as ações a serem idealizadas e construídas, apesar dos grandes desafios enfrentados pela comunidade acadêmica. Preciso dizer que é a nossa função, como reitores e pró-reitores, estarmos à disposição para oferecermos todo o nosso apoio.” Ele ainda falou sobre o momento de dificuldade encarado pelas universidades públicas federais, sobre os cortes orçamentários e sobre a forma como a falta de verba tem afetado a UFJF e outras instituições de ensino. 

“O que nos preocupa é a incompreensão do governo sobre os projetos de educação para a nação. O investimento feito no ensino retorna para a sociedade, não apenas na formação de estudantes, mas na realização de projetos de inovação, arte e cultura. Esse processo de crise faz com que reitores já anunciem que muitas instituições talvez não consigam manter as atividades plenas até o final do ano”, finalizou.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF