Podem participar professores e TAEs com nível superior nos campi de JF e GV (Foto: Divulgação)

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta terça-feira, dia 28, os editais 05/2022  e 06/2022, para seleção de novos projetos extensionistas, com pleito de bolsas, para o Programa Boa Vizinhança, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. A submissão de propostas deve ser realizada até 1° de agosto, de forma eletrônica, por meio do Siga-Extensão.

Podem participar do processo seletivo docentes efetivos ou substitutos;  técnico-administrativos em Educação (TAEs) com nível superior, pertencentes ao quadro da UFJF, e professores convidados. 

Ambos os editais têm a finalidade de estimular, apoiar e promover, projetos que atendam às demandas de diferentes segmentos da sociedade civil, fortalecendo a ação transformadora da extensão sobre os problemas sociais e estabelecendo uma relação dialógica entre extensionistas e população.

“A proposta é incentivar a elaboração de ações que atendam às demandas diretamente apresentadas pelos movimentos sociais, associações, coletivos culturais e escolas, nos dois municípios. Isso significa ouvir as reais necessidades que o público externo apresenta à UFJF, fomentando um diálogo expressivo da Universidade com a comunidade, e enriquecendo a formação dos nossos estudantes a partir dessa relação da instituição com a sociedade civil”, ressalta a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra.

Vagas para bolsistas e voluntários
O coordenador do projeto, de acordo com a necessidade da proposta, pode solicitar bolsas e vagas de voluntários para alunos de graduação, além de abrir oportunidades para voluntários de pós-graduação e do ensino médio. As bolsas da modalidade extensão têm duração de 12 meses, de acordo com a vigência prevista no edital e disponibilidade orçamentária da UFJF. Serão contemplados os projetos melhor classificados que atendam a pelo menos uma das demandas do Programa Boa Vizinhança. 

Na avaliação das propostas, são observados, dentre outros quesitos, justificativa e fundamentação teórica; caracterização dos beneficiários; objetivo geral, metas e indicadores; relação com projeto pedagógico do curso dos discentes a serem vinculados ao projeto; e impacto na formação profissional dos estudantes.

Em ambos os editais, o resultado final e a distribuição de bolsas estão previstos para 20 de setembro.

Confira os editais 05/2022  e 06/2022.

Saiba mais

Outras informações
extensao@ufjf.br