Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022.2). Estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 têm até sexta-feira, dia 1º de julho, para acessar o sistema e se inscrever no processo seletivo. Nesta edição, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza 865 vagas em 41 cursos de graduação em Juiz de Fora e Governador Valadares.

Entre as 865 vagas, 677 estão distribuídas em 32 cursos no campus sede e as outras 188 em nove cursos, em Governador Valadares. Do total, 447 são destinadas às ações afirmativas (cotas). Os únicos requisitos para a realização da seleção é ter feito as provas do Enem em 2021, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação.

Confira o termo de adesão do Sisu 2022.2

Na UFJF, segundo o cronograma de matrículas e reclassificações da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara), o resultado está previsto para ser divulgado em 6 de julho. Além disso, serão disponibilizadas outras sete listas de reclassificação até o dia 28 de setembro.

Inscrição

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar o Portal de Acesso Único, e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2021. Logo após, o interessado precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as opções de curso, bem como efetuar o cancelamento da inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

O Sisu disponibilizará, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente, conforme o processamento das inscrições efetuadas.

Matrículas e lista de espera

As pré-matrículas dos aprovados na primeira chamada ocorrem entre os dias 13 e 18 de julho e os documentos devem ser encaminhados entre os dias 25 e 28 do mesmo mês. Os candidatos devem ficar atentos à escolha do grupo e aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações podem ser encontradas na página da Cdara.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu, durante o período de 6 a 18 de julho de 2022. A manifestação de interesse na lista de espera é para apenas um dos cursos escolhidos no ato da inscrição. Quem for selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

Outras informações: Sistema de Seleção Unificada

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf