Posse ocorreu na última semana, em Governador Valadares. (Foto: Leonardo Morais/divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está representada no Conselho Municipal de Transparência e Controle Social da Prefeitura de Governador Valadares. Entre os membros, empossados na última semana, estão o docente do Departamento de Ciências Contábeis, Anderson Reis – como titular, e o docente do Departamento de Direito, Éder Azevedo, na suplência.

Cabe ao Conselho assessorar o Poder Executivo na elaboração de planos, programas, projetos e outras ações de transparência e controle social; monitorar o cumprimento da legislação pertinente à transparência e ao controle social no âmbito municipal; expedir para os órgãos públicos orientações e recomendações a serem aplicadas como instrumentos de transparência e controle social e requerer informações das autoridades públicas para o desenvolvimento de suas atividades.

Os docentes Anderson Reis (foto) e Éder Azevedo representam a UFJF-GV. (Foto: Leonardo Morais/divulgação)

“A participação da UFJF-GV representa uma contribuição para a sociedade, uma representação. O Conselho é importante porque visa melhorias com relação à transparência das informações da gestão pública”, destaca Anderson. Doutor em Administração com ênfase em Administração Pública, o docente comenta que a formação acadêmica dos dois representantes da Universidade tem muito a agregar nas discussões do Conselho. “Eu e o professor Éder somos da área da Gestão Pública [Éder Azevedo é pós-doutor em Direito Público], temos pesquisas voltadas para a transparência, é um assunto comum do dia a dia acadêmico, então podemos contribuir com as discussões de modo a viabilizar essa transparência. Fica uma contribuição qualificada para a sociedade”, explica.

O Conselho
Composto por 11 membros e seus respectivos suplentes, o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social possui cinco representantes governamentais indicados pela Controladoria-Geral do Município, pela Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social, pela Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Planejamento, Procuradoria Geral do Município e Câmara de Vereadores. Além desses, integram ainda outros cinco representantes da sociedade civil, entre eles, a UFJF-GV. Para conferir a composição completa do Conselho, acesse este link.