Evento acontece na segunda-feira, 27, e é aberto ao público em geral (Imagem: Pixabay)

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPG-Linguística) – Linha de Pesquisa Linguagem e Humanidades – promove na segunda-feira, 27, a mesa-redonda “Interlinguística: línguas planejadas, línguas artificiais e o Esperanto”. O evento, aberto ao público em geral, acontece, a partir das 14h, no Auditório da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A Interlinguística, tema central do debate, é a área especializada no estudo das interlínguas, entre elas as línguas que foram planejadas e as artificiais, como é o caso do Esperanto. A programação conta com duas palestras. A primeira, proferida pelo professor aposentado da Faculdade de Letras e ex-reitor da UFJF, José Passini, aborda o tema “Utopia ou antibabel? Projetos de línguas artificiais e o Esperanto”. Passini é pioneiro no estudo desse idioma no Brasil e sua tese de doutorado é uma das primeiras que discorrem sobre o Esperanto no país. 

De acordo com o vice-coordenador do PPG-Linguística, Fábio Fortes, a palestra vai contar com um histórico do idioma artificial. “Um pouco sobre os diferentes projetos de línguas artificiais que foram criadas a partir do século 19 até os dias atuais, e provavelmente ele falará sobre a história do Esperanto”, conta. O título da palestra ecoa o nome do livro “Bilinguismo: utopia ou antibabel?”, obra considerada fundamental sobre o assunto, escrita por Passini. 

A segunda palestra do dia fala sobre “A língua internacional Esperanto: estruturas gramaticais e uso” e é ministrada pela professora aposentada da Faculdade de Letras, Maria Nazaré Laroca. A docente também é especialista referencial no estudo do Esperanto no Brasil e trata do uso contemporâneo do idioma. “Essa palestra será mais focada na estrutura linguística do Esperanto, sua gramática e em como essa língua é usada atualmente pela comunidade linguística esperantófila no mundo inteiro”, afirma Fortes. 

O Esperanto é a única língua projetada que se tornou um idioma vivo e natural, de acordo com o vice-coordenador do PPG-Linguística. “Mais do que um projeto, existe uma comunidade que fala Esperanto atualmente”. 

Podem participar da mesa-redonda graduandos, pós-graduandos e demais pessoas interessadas no tema, inclusive da comunidade externa à UFJF. A participação dá direito à certificado.

Outras informações
(32) 2102-3134 Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPG-Linguística)