A Liga Acadêmica de Feridas (Lafer) da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza o I Simpósio Multidisciplinar de Feridas da Zona da Mata, entre os dias 1 e 2 de julho. As atividades  serão realizadas no auditório do Centro de Ciência da Saúde (CCS) – localizado próximo à Faculdade de Odontologia – e as inscrições devem ser feitas on-line, através de formulário eletrônico, até o dia do evento.

O público alvo do evento são estudantes e profissionais do campo da saúde e os aspectos a serem abordados perpassam as áreas de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Nutrição. O objetivo do simpósio é discutir, de forma multidisciplinar, questões relativas às feridas, terapias adjuvantes e os aspectos psicossociais vivenciados pelos pacientes com lesões crônicas. Além disso, tem a intenção de ampliar o conhecimento, capacitar profissionais e estimular que discentes se atualizem na temática.

Confira a programação.

De acordo com a diretora de Comunicação do Lafer, Beatrys Menezes, um ponto de destaque do simpósio são os assuntos multidisciplinares e atuais, abordando a interprofissionalidade da temática. “Os participantes podem aguardar palestrantes renomados e especializados no assunto. Teremos também uma mesa redonda sobre Oxigenoterapia Hiperbárica com discussão, entre a Enfermagem e a Medicina, sobre os aspectos clínicos, a indicação e o manejo dessa terapia, tratando assim a visão de diferentes profissionais sobre a área.”

Para a coordenadora do Lafer, a professora Kelli Borges dos Santos, o tratamento de feridas é uma especialidade da Enfermagem, no entanto, requer apoio de uma equipe multidisciplinar em saúde, o que torna o simpósio uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. “Para um tratamento eficaz é importante o atendimento multidisciplinar. Realizar um evento que possa mostrar as diferentes ações do enfermeiro e da equipe multidisciplinar no tratamento de feridas, contribui não apenas para despertar o interesse de acadêmicos, mas capacitar profissionais que atuam na área.”

Lafer

A Liga Acadêmica de Feridas da Faculdade de Enfermagem é uma associação civil estudantil, sem fins lucrativos, criada em 2020 para proporcionar aos estudantes da área da Saúde, especialmente os da Enfermagem, a oportunidade de se aprofundar profissionalmente no tema feridas, bem como oferecer um retorno à população a partir de atendimentos voluntários.

As atividades desenvolvidas pela liga acadêmica acontecem, atualmente, na Atenção Primária e Secundária de Saúde, atendendo diretamente uma população encaminhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo um trabalho de promoção, prevenção e reabilitação em saúde, além de produção científica.

Outras informações: lafer.ufjf@gmail.com

@lafer.ufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial