Laboratórios da UFJF integram Centros Colaboradores da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais (Foto: Acervo)

O Laboratório de Biologia Molecular, da Faculdade de Farmácia, e o Centro de Estudos em Microbiologia (Cemic), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram selecionados para integrarem a lista de Centros Colaboradores (CC) da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais (RELSP/MG). Os recursos serão garantidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Os dois projetos atuarão no apoio ao diagnóstico molecular de doenças infecciosas, incluindo o teste para detecção da Covid-19.

Ambos os laboratórios fizeram parte da rede estadual de saúde pública criada no âmbito da emergência sanitária decretada por conta da pandemia. Em outubro de 2021, foi realizada uma chamada de adesão para uma nova rede de apoio ao diagnóstico em biologia molecular. Os projetos convidados e aprovados de acordo com os critérios técnicos da Funed, farão parte de convênio com duração de 24 meses a partir da data de início da operação.

Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, a convocação foi realizada devido ao êxito da rede de laboratórios voltados à Covid-19. Dessa vez, os trabalhos serão ampliados: os exames não serão relativos apenas a casos de Covid-19. “Colocamos nossa equipe à disposição para fazer exames de Covid, mas também de outros vírus respiratórios, como Influenza, que é o vírus da gripe, além dos exames de arboviroses, ou seja, para dengue, zika e chikungunya”, enumera. 

O passo seguinte para o início dos trabalhos foi o processo de validação dos laboratórios junto à Funed. “Estamos ampliando a possibilidade de apoio ao diagnóstico de doenças pelo estado de Minas Gerais. Os dois laboratórios receberam o alvará sanitário para a continuidade desse trabalho”, afirma Silvério, destacando que ao longo da pandemia, foram realizados os testes de detecção da Covid-19 com apoio da Funed e da Prefeitura de Juiz de Fora. 

Integração com pesquisa e extensão

Tanto o Laboratório de Biologia Molecular quanto o Cemic começaram a fazer testes de Covid-19 em abril de 2020. No Cemic, os trabalhos foram paralisados em setembro de 2021. A realização dos exames tipo RT-PCR seguiu apenas no laboratório na Faculdade de Farmácia, como forma de otimizar o uso dos recursos após a redução do número de amostras recebidas. Agora, o Cemic volta a oferecer testes contra a Covid-19 e amplia seu menu de exames.

De acordo com a professora de Microbiologia e coordenadora do Cemic enquanto centro colaborador, Vanessa Cordeiro Dias, os recursos para o novo projeto virão das regionais de Saúde de Barbacena, Leopoldina, Além Paraíba e Cataguases. Durante a fase mais aguda da pandemia, a equipe do laboratório atuou na realização de exames a pessoas que não podiam pagar, dentre elas, profissionais de saúde, idosos, adolescentes, crianças e adultos internados ou em esquema ambulatorial em Juiz de Fora e outras cidades da região. Os pesquisadores também se encarregaram do apoio à central de transplantes localizada em Barbacena, com a realização de testes a partir de amostras de doadores e receptores de órgãos, além de auxiliar na gestão de leitos, com a devida separação entre pessoas que testaram positivo e negativo para Covid-19. 

“Havia um sistema de agendamento prévio para a realização de coleta de material biológico de pacientes comunitários, com sintomas leves ou moderados. Em uma parceria com a Prefeitura, profissionais se deslocavam até as unidades básicas de saúde para efetuarem a coleta. Conseguimos atender a todos os critérios definidos pela Funed, como sintomatologia e tempo de sintoma”, afirma a pesquisadora.

A entrega de pelo menos um projeto de pesquisa por ano está entre os termos do acordo entre os laboratórios e a Funed. Na avaliação de Vanessa Dias, o projeto une a extensão e a pesquisa por prestar assistência à comunidade, por meio da realização dos exames, e produzir conhecimento científico. “Estamos trazendo os alunos da graduação e da pós-graduação para atuarem na realização das pesquisas sobre processos infecciosos e vivenciarem a rotina de um laboratório de biologia molecular. Com as investigações vamos compreender melhor como ocorrem em Juiz de Fora e região as epidemias de dengue, Covid-19, Influenza e outras doenças”, finaliza.

Em consonância, Marcelo Silvério esclarece que serão desenvolvidas pesquisas de interesse da Vigilância Epidemiológica de Minas Gerais. “Algumas serão propostas nossas, além de outras que possam ser encomendadas pelo estado, dentro da lógica do nosso trabalho de diagnóstico e divulgação de casos epidemiologicamente importantes. Também teremos o desenvolvimento de pesquisa na área de Biologia Molecular sobre temas como o desenvolvimento de linhagens dos vírus ou microrganismos circulantes na nossa região”, aponta.

Relembre: UFJF inicia realização de testes para diagnóstico de Covid-19