‘Entre crimes e punições: um panorama histórico da criminalidade e penitenciárias femininas’. Esse é o título de um curso de extensão que acontece pela internet nesta sexta-feira, 24. O conteúdo será ministrado pela pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Carolina Wanderley Van Parys de Wit. A atividade pretende discutir as influências na criação de prisões do gênero no Brasil, observando o papel do discurso médico-legal e das discussões acerca do papel social das mulheres na sociedade.

O objetivo principal do curso, de acordo com a coordenadora e professora do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), Marina Oliveira Guimarães, é “realizar uma análise histórica do encarceramento feminino e das práticas punitivas criadas exclusivamente para o corpo da mulher” e “buscar construir um espaço reflexivo sobre os efeitos que as instituições de sequestro produzem atualmente.”

Aberto a todos os interessados, o evento não exige inscrição prévia. Para participar, basta acessar o link disponível no final deste texto. Os participantes receberão certificado.

Sexta-feira, 24, às 14h
Para assistir, clique aqui