Evento acontece no dia 24, no Centro de Ciências, e é aberto ao público em geral (Imagem: Pixabay)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, no próximo dia 24, o encontro do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sudeste. O evento de extensão, intitulado “Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental”, acontece das 8h às 18h, no Centro de Ciências, no campus de Juiz de Fora.

O professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF e um dos organizadores da iniciativa, Samuel Rodrigues Castro, explica que o objetivo é aprofundar discussões e medidas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Serão debatidos desde a responsabilidade compartilhada, logística reversa, coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos, bem como a implementação de políticas públicas para atender ao Marco Legal do Saneamento Básico, com fins de universalização na prestação dos serviços.”

Cerca de 60 gestores municipais são esperados no evento, que, além dos debates,  conta também com apresentação de trabalhos e relatos de experiências dos municípios e da UFJF sobre a temática da gestão de resíduos.  “É uma oportunidade ímpar de os alunos participarem de discussões que envolvem as muitas questões relacionadas ao tema em âmbito nacional, vislumbrando desafios e oportunidades de atuação como futuros engenheiros. Nesse sentido, serão abordadas questões atuais relacionadas a aspectos técnicos, ambientais, sociais e de governança, norteadoras para o estabelecimento de políticas públicas em prol dos objetivos e metas estabelecidos no Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Castro.

Ensino, pesquisa e demandas sociais
Na avaliação da pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, o evento “Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental” evidencia a articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade, em um exercício de contribuição mútua. “Esta iniciativa de extensão desempenha um papel muito importante no suporte aos gestores públicos na construção de políticas que tenham como foco a melhoria de condições de vida. É a Universidade apoiando a gestão pública na esfera municipal, por meio de debates, capacitação e saberes compartilhados”.

Conforme Samuel Castro,  o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF tem parceria consolidada com a Prefeitura de Juiz de Fora. “No caso específico do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), o setor oferece suporte e apoio técnico que subsidiam o planejamento urbano, por meio de alunos estagiários e professores abertos a contribuir para uma gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos do município.”

A intenção, ao sediar a reunião do Fórum Nacional, é fomentar oportunidades de parcerias regionais. “O evento evidencia o pilar extensionista e atuante da UFJF junto ao município, abrindo oportunidades de ampliar para o contexto regional os benefícios da interação da academia com a comunidade, com resultados positivos que vão desde a capacitação de recursos humanos a cidades mais limpas e sustentáveis”, salienta.

Inscrições
Além de gestores municipais de limpeza pública e manejo de resíduos, o evento tem como público-alvo a comunidade acadêmica da UFJF e demais interessados na temática. Castro explica que a atividade será realizada de modo híbrido, devido às restrições de espaço físico, e haverá transmissão ao vivo dos debates por meio da plataforma Zoom.

“Trata-se de um evento gratuito com certificação. A participação será presencial para autoridades e representantes municipais. Já a comunidade acadêmica poderá acompanhar os debates por meio remoto, realizando inscrição através do preenchimento de formulário eletrônico.”

Faça a sua inscrição aqui.