UFJF oferece 865 vagas, sendo 677 para Juiz de Fora e 188 para Governador Valadares (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Os candidatos interessados em se inscrever em alguma das vagas oferecidas pela segunda edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2022.2) podem consultar as vagas oferecidas pelas instituições de ensino a partir desta quarta-feira, 15, por meio do Portal de Acesso Único. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), são disponibilizadas 865 vagas, sendo 677 distribuídas em 32 cursos no campus sede; e outras 188 em nove cursos, em Governador Valadares. 

Durante a consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos curso. O candidato também pode acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

As inscrições estarão abertas entre os dias 28 de junho e 1º de julho. A primeira chamada da UFJF está prevista para ser divulgada em 6 de julho. Para participar do Sisu, é exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.  

Matrículas
As matrículas dos aprovados na primeira chamada ocorrem entre os dias 13 e 18 de julho. Os candidatos devem ficar atentos à escolha do grupo e aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão divulgadas, em breve, na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara). 

Lista de espera
Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu, durante o período de 6 a 18 de julho de 2022. A manifestação de interesse na lista de espera é para apenas um dos cursos escolhidos no ato da inscrição. Quem for selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

Sisu
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, desta vez a de 2021.  

Outras informações
Sistema de Seleção Unificada

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF