O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Administração Regional de Minas Gerais (Senar – MG), realizará entre os dias 20 e 25 de junho, dois cursos teórico-práticos para a conscientização sobre questões ambientais.

São oferecidas 12 vagas para cada curso, sobre recuperação e proteção de nascentes e recuperação de áreas degradadas, que contarão com aulas teóricas e práticas, além de certificado aos participantes. As inscrições são abertas para toda população e devem ser realizadas via Whatsapp pelo número (32) 999781877.

Segundo o vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, o intuito é juntar esforços para ajudar na recuperação de nascentes e áreas degradadas. “Um dos objetivos do Jardim Botânico UFJF é incentivar as instituições públicas, privadas e a sociedade em geral a refletirem sobre os problemas ambientais e concentrarem esforços buscando a solução para esses problemas.”

Sobre os cursos

De acordo com o engenheiro agrícola e instrutor do Senar, Wagner Eustaquio da Silva, os participantes irão saber mais sobre legislação florestal, legislação das águas e práticas conservacionistas. “A gente aborda também os processos erosivos, quais são as causas, quais são os tipos, como recuperar e quais são as práticas de recuperação”.

O primeiro curso, aborda a “Recuperação de áreas degradadas” e acontece nos dias 20, 21 e 22 de junho. As aulas irão abordar a visão da Ciência do Solo, no contexto do diagnóstico, manejo, indicadores de monitoramento e estratégias de recuperação ambiental. Será ministrado um curso teórico no Centro de Educação Ambiental e um estudo prático, que será realizado em uma área do Jardim Botânico que ainda carece de cuidados em relação às qualidades físico-químicas do solo. “Nosso objetivo é a construção de conhecimentos estratégicos e capacitadores em recuperação de áreas degradadas através de técnicas, processos e conhecimentos específicos sobre o tema”, comenta o vice-diretor.

Já o segundo curso, de “Recuperação e proteção das nascentes”, busca capacitar principalmente as pessoas ligadas ao meio rural em geral, que possuam nascentes em sua propriedade, além dos profissionais e estudantes da área de meio ambiente. O curso busca auxiliar os participantes a identificar as áreas de nascentes, realizar o cercamento e limpeza dessas áreas, plantio de espécies de nossa flora e realizar o monitoramento adequado para garantir o sucesso de todo o processo de recuperação e proteção das nascentes.

Outras informações:
Jardim Botânico UFJF