O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPG-Linguística) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para interessados em fazer transferência para os cursos de mestrado e doutorado. De acordo com o edital, serão oferecidas até 11 vagas. Para se inscrever, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação no mesmo nível da vaga oferecida, ofertado por programa com funcionamento autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As matrículas poderão ser feitas entre as 17h desta terça-feira, dia 14, e as 17h do dia 1º de julho de 2022. 

No formulário de inscrição a ser disponibilizado no site do programa de pós-graduação, o postulante deverá indicar a sua linha de pesquisa, orientador e o curso pretendido. Também será necessário anexar ao formulário, os seguintes documentos, em formato PDF: projeto de pesquisa; comprovante de matrícula no programa de origem emitido no primeiro semestre de 2022; histórico no programa de origem emitido no primeiro semestre de 2022; documento comprobatório de proficiência em língua inglesa de acordo com os termos do edital; documento de identificação (carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou carteira de ordem profissional); e currículo Lattes. 

Os candidatos a vagas de doutorado devem enviar documento comprobatório de proficiência em espanhol, francês ou latim, em nível B1 ou superior. A exceção é para estrangeiros que tenham o espanhol ou o francês como primeira língua. Será aceito, de forma alternativa, documento que comprove aprovação em prova de língua espanhola, francesa ou latina no programa de pós-graduação de origem, assim como diploma de licenciatura ou bacharelado nos idiomas citados.  

Para candidatos estrangeiros que não tenham o português como língua materna, será necessário apresentar documento que comprove a proficiência em língua portuguesa no exame Celpe-Bras (a partir do nível Intermediário Superior). 

Os postulantes brasileiros deverão, ainda, enviar CPF; título eleitoral; Certidão de quitação eleitoral, que pode ser emitida pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e documento que comprove que o candidato está em dia com suas obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino, em um único arquivo PDF. 

Conforme o edital, pessoas com deficiências (PCDs) devem informar suas necessidades de inclusão no formulário de matrícula, para que sejam providenciadas as condições de acessibilidade necessárias para viabilizar uma participação com isonomia. 

Fases da seleção

O processo de seleção terá duas fases: a primeira será a análise de projeto de pesquisa por parte do orientador pretendido. O resultado desta fase será divulgado até as 17h do dia 11 de julho, no site do PPG-Linguística. 

Já a segunda fase, será composta de entrevista realizada via webconferência. As chamadas acontecerão no dia 15 de julho, a partir das 9h e serão gravadas. O resultado será divulgado até as 17h do dia 18 de julho, também no site do programa de pós-graduação. O resultado final sairá até as 17h do dia 22 de julho. 

Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPG-Linguística)

Outras informações: (32) 2102-3134

selecao.ppg.linguistica@ufjf.br