A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nesta quarta-feira, dia  8, a realização do I Seminário da Via Liberdade. O evento tem como objetivo discutir as políticas e as  ações a serem implementadas na Via Liberdade – maior rota turística cultural do país, que envolve mais de 300 cidades e interliga as belezas, as histórias, a cultura e a arte do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de Goiás e do Distrito Federal ao longo da BR-040.

As atividades estão sendo realizadas no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.  Pela manhã, o evento recebeu a subsecretária de Estado de Turismo, Ane Souza; o secretário de Turismo de Juiz de Fora, Marcelo do Carmo; além do coordenador do curso de Turismo da UFJF, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior.

De acordo com o coordenador do curso de Turismo, é importante o apoio da UFJF neste tipo de iniciativa, ainda mais se for considerado o período desafiador em que a Universidade tem sido alvo de questionamentos, cortes orçamentários e da transição entre as atividades remotas e presenciais de cunho técnico-científico. 

“Entendemos que o evento fortalece, enriquece e permite a visualização do papel da UFJF na construção e na difusão do conhecimento. Ao mesmo tempo, é relevante, pois os estudantes podem ter uma oportunidade, não só de ter contato com outros atores institucionais da dinâmica e da cadeia turística, como também podem fazer posição dos elementos teórico conceituais ao longo do curso com as preposições realizadas no evento de hoje”, explica o professor. 

Adicionalmente, o benefício da UFJF participar desse tipo de iniciativa é fomentar o enriquecimento acadêmico dos estudantes do curso de Turismo, sobretudo aqueles afeiçoados à área da gestão pública. “Reforça o papel estratégico que a Universidade tem com o desenvolvimento turístico de Juiz de Fora, da Zona da Mata e de todo o contexto regional, na medida em que o curso de Turismo é um dos poucos de nível superior na região. É importante estabelecer parcerias com outros atores, promover um intercâmbio entre os entes do turismo e restabelecer propostas mais sustentáveis do ponto de vista social e econômico. A UFJF  tem um papel proativo na na construção de políticas públicas de turismo”, finaliza.

Programação

No período da tarde, serão apresentados dois painéis: Gastronomia e Turismo e  Sustentabilidade e Inovação. Além das atividades, haverá uma conversa sobre a importância da Via Liberdade como ferramenta de promoção turística associada à política de turismo em Minas Gerais.

O “I Seminário da Via Liberdade” é coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), UFJF, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, conta com instâncias de governanças regionais e todo o trade turístico dos quatro estados, além de autoridades das áreas de turismo, cultura e desenvolvimento econômico e sustentável.

Confira a programação.

Via Liberdade

O lançamento da Via Liberdade ocorreu no dia 26 de abril, quando foi assinado decreto dando início, oficialmente, ao lançamento da maior rota turística e cultural do país. O percurso de 1.179 quilômetros da BR-040 começa no estado do Rio de Janeiro, na Avenida Brasil, e incorpora sete patrimônios culturais da humanidade – o Cais do Valongo e o Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro; Ouro Preto na Serra do Espinhaço, Congonhas e Pampulha, em Minas Gerais; o Caminho de Goiás e Brasília, além da Grande Sertão Veredas e o Rio São Francisco.

O lançamento tomou como referência o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o bicentenário da Independência.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF