Alberto Navarro será também responsável pelo discurso de abertura do evento (Foto: Arquivo Pessoal)

O aluno do curso de Jornalismo e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alberto Navarro, foi selecionado para participar do 5º Simulado da União Europeia no Brasil (Sueb). O evento acontece nos dias 10 e 11 de junho, em Brasília, e tem como tema a “Política Europeia de Migração e Asilo”. Navarro será também o responsável pelo discurso de abertura.

Natural da Venezuela, o mediador cultural da CSVM é um dos estudantes refugiados que teve possibilidade de acesso ao ensino superior pela UFJF. No Sueb, Navarro foi escolhido para representar a Eslovênia – um dos estados-membros da União Europeia (UE) – e, durante a solenidade, defenderá os interesses do país no debate do novo pacto de Migração e Asilo do bloco econômico e político europeu.

No discurso de abertura, ele pretende apresentar aspectos relacionados à sua vida e, especialmente, abordar o posicionamento pessoal diante do novo pacto de Migração e Asilo da UE. O estudante mostra-se orgulhoso em ser escolhido pela UFJF e compreende a responsabilidade em ser um dos 27 selecionados em todo o país.

“Cheguei no Brasil em 2016, sou refugiado político, e as políticas de ingresso de refugiados da UFJF abriram as portas para poder reiniciar minha vida acadêmica. Faço parte da equipe da CSVM, ajudei a implementá-la na Universidade, e a experiência com temas de migração e refúgio no meu currículo foram fundamentais para eu ser escolhido.”

Políticas humanizadas
Segundo o mediador cultural da CSVM, é preciso reconhecer os avanços das políticas de migração no Brasil. “Observando Juiz de Fora e a UFJF, mesmo vivendo em um país considerado de terceiro mundo, temos políticas de migração mais humanizadas, se comparadas às de países de primeiro mundo. Podemos citar o caso do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), criado especialmente para atender os europeus após a segunda guerra mundial. Agora que não há necessidade dessas políticas para a população europeia, eles querem acabar com esse acolhimento, o que, a meu ver, não faz o menor sentido”, pontua Navarro.

De acordo com o coordenador da CSVM, Rodrigo Christofoletti, a Cátedra teve o papel de divulgar a chamada da simulação onde o estudante foi selecionado e poderá representar a UFJF. “Para nós é muito significativo ter o Alberto agraciado com esse evento, pois ele é fruto do acolhimento que a Universidade fez nos últimos anos aos refugiados. Ele é a prova de que esse trabalho gera frutos muito poderosos.”

Simulado da União Europeia no Brasil
O 5º Simulado da União Europeia no Brasil (Sueb) é um evento sem fins lucrativos, organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil, junto com voluntários, e apoiado pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub). O simulado busca fortalecer os laços entre a comunidade europeia e estudantes brasileiros de ensino superior. Sendo realizado desde 2018, o SUEB propõe debates de alto nível, instigando o conhecimento dos participantes e fornecendo experiências acadêmicas e interpessoais únicas.

O tema deste ano é a “Política Europeia de Migração e Asilo”, a ser debatida no Conselho da União Europeia em sua formação “Justiça e Assunto Internos”, no qual os estudantes selecionados representarão os ministros responsáveis dos estados-membros.

Estão abertas as inscrições para o V Simulado da União Europeia no Brasil sobre Migração e Asilo

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf