A Gerência de Graduação elaborou uma série de relatórios sobre os estudantes e cursos do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Esses documentos apresentam dados quantitativos desde 2012 sobre questões como o número de estudantes e distribuição em cada curso e instituto, formas de ingresso, vagas disponibilizadas em cada semestre e notas de corte.

Por meio de gráficos e outros recursos de visualização é possível saber, por exemplo, quantos alunos entraram este ano no campus, se foi pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e onde concluíram o ensino médio, o que ajuda a compreender a origem desses discentes. Passando o mouse por cima de um mapa dá até para verificar de qual estado vieram esses acadêmicos.

Para desenvolver os relatórios foi utilizado o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Mas vale destacar que os dados disponibilizados ao público são apenas numéricos, não consta a identificação de nenhum estudante, tampouco suas informações pessoais.

As servidoras responsáveis pela produção dos relatórios explicam que a motivação para a reunião e organização dos dados veio das frequentes demandas – principalmente por parte de professores e de técnicos administrativos – de quantitativo de alunos com matrículas ativas em todos os cursos. “Através disso, decidimos consolidar as informações acadêmicas contidas no Siga para consultas do público em geral e de maneira imediata”, afirmam Franciele Ambrósio Dias e Thainá Maria Fróis Coelho. Ainda segundo elas, o objetivo da iniciativa é “apresentar dados relevantes para pensar em futuras políticas de melhoria e desenvolvimento do campus” e a expectativa é que os relatórios se tornem uma “ferramenta de grande utilidade para toda a comunidade acadêmica”.

Para acessar os relatórios, basta clicar aqui. Os dados serão atualizados todo semestre, após encerrado o período de matrículas.

Gestão de Pessoas
Outro setor que também tem se empenhado na consolidação de dados é a Coordenação de Gestão de Pessoas. Os relatórios são organizados pelo coordenador do setor, Luan Sodré, e apresentam os números de servidores do campus – atualmente, são 196 técnicos administrativos e 269 professores -, o gênero e a média de idade deles, titulação, além de outras informações estatísticas.

Segundo Sodré, os relatórios vão “subsidiar a tomada de decisão e nortear políticas do campus, além de municiar todas as equipes das informações relevantes de como o nosso quadro de pessoal é composto.”

Todo esse conteúdo é atualizado diariamente. Para acessar, clique aqui.